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dc.contributor.advisorCoelho-de-Souza, Gabrielapt_BR
dc.contributor.authorChaves, Zilma Martinspt_BR
dc.date.accessioned2012-07-05T01:33:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/52350pt_BR
dc.description.abstractO Projeto Peixe Dourado é uma parceria do Comitesinos Unisinos e Prefeituras pertencentes à bacia do Rio dos Sinos e visa sensibilizar a população sobre a necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, usando o peixe-dourado como espécie bandeira e como bioindicador. O Projeto é desenvolvido junto a duas escolas pertencentes aos municípios que compõem da bacia dos Sinos. Estas escolas desenvolvem atividades educativas propostas pelo Projeto Peixe Dourado. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Projeto de Educação Ambiental Peixe Dourado sobre a relação da comunidade com os resíduos sólidos e com o Rio dos Sinos. Deste objetivo desdobram-se os objetivos específicos: caracterizar a percepção dos alunos de séries iniciais do meio rural, participantes de projeto de educação ambiental Projeto Peixe Dourado, sobre os resíduos sólidos das propriedades rurais e a poluição do rio; verificar se a comunidade participante do Projeto Peixe Dourado relaciona a produção dos resíduos sólidos das propriedades rurais com a poluição do rio dos Sinos e com procedimentos para minimização desse impacto a partir das suas residências. A metodologia constou de abordagem qualitativa. Inicialmente, a partir de pesquisa bibliográfica, foi caracterizada a realidade local, a bacia hidrográfica do rio dos Sinos e as escolas municipais José Manoel Machado dos Santos e José Inácio Machado Ramos, nas quais se desenvolve o Projeto Peixe Dourado. Nas escolas foi proposta para as crianças de série iniciais a atividade de descrever suas percepções sobre “o rio que temos” e “o rio que queremos”, através de desenhos. Além disso, onze alunos, quatro professores e quatro famílias dos alunos foram entrevistados, através de entrevista semi-estruturada. Os alunos percebem a situação atual do rio como poluído e manifestam a vontade de um rio que possa interagir com a comunidade, através de atividades de lazer. Professores e famílias trabalham a destinação adequada dos resíduos sólidos e orgânico. O trabalho aponta a compreensão da importância do meio ambiente para os alunos e percebe como multiplicadores do Projeto Peixe Dourado, nos cuidados da conservação e no manejo adequado dos resíduos sólidos, contribuindo para formar nas suas comunidades uma cultura mais sólida acerca da importância da água e do zelo pela natureza.pt_BR
dc.description.abstract“Peixe Dourado”project is a partnership of Comitesinos Unisinos and municipalities belonging to the basin of the Rio dos Sinos . It aims to raise awareness on the need to promote the improvement of water quality of Rio dos Sinos’ Basin, using the goldfish as a species symbol and as a bioindicator . The project is developed with two schools which belong to the municipalities that make up the basin of this river. These two schools develop educational activities proposed by “Peixe Dourado” project. In this context, the goal of this research is to analyze the influence of the Environmental Educational Project Peixe Dourado on the relation of the community with the solid waste with Rio dos Sinos. From this goal, here some the specific objectives: characterize the initial students perceptions from the rural environment, participants of the Environmental Educational Project “Peixe Dourado” about the rural properties and river pollution solid waste; check if the participative community in Peixe Dourado project is related to the rural properties solid waste production with the pollution in the river as well as the procedures to minimize this impact from their residences. The methodology used was qualitative approach. At the beginning from the bibliographical research, the local reality was characterized, the Rio dos Sinos watershed as well as José Manoel Machado dos Santos and José Inácio Machado Ramos schools on which the Project is developed. , The activity to describe the perceptions by drawings on “the river we have” and “the river we want” was proposed in the initial classes in the schools. Moreover, eleven students, four teachers and four students relatives were interviewed, through semi structured interviews. The students notice the river current situation as polluted and show their will of a river that is able to interact with the community through leisure activities. Teachers as well as families work on the correct destination of the solid and organic wastes. This work deals with the relevant understanding of the environment for the students and realize the way they, as Peixe Dourado followers, in the conservation care and the solid waste adequate deal, can contribute to create in their communities a more solid culture in relation to the relevance of water and zeal for the nature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectPeixe Dourado projecten
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectRio dos Sinosen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInitial teaching seriesen
dc.subjectSanto Antônio da Patrulhaen
dc.titleContribuição do projeto peixe dourado no processo de educação ambiental em séries iniciais : uma avaliação de sua influência sobre o Rio dos Sinospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Antonio João Ferreira dept_BR
dc.identifier.nrb000835907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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