Repositório Digital

A- A A+

Cultivo e comercialização de hortaliças dos agricultores familiares do Rincão dos Américos em Arroio dos Ratos/RS

.

Cultivo e comercialização de hortaliças dos agricultores familiares do Rincão dos Américos em Arroio dos Ratos/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cultivo e comercialização de hortaliças dos agricultores familiares do Rincão dos Américos em Arroio dos Ratos/RS
Autor Maciel, Valmir Goulart
Orientador Machado, Joao Armando Dessimon
Co-orientador Bagatini, Tatiane
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultores
Agricultura familiar
Arroio dos Ratos (RS)
Comercialização
Desenvolvimento rural
Horticultura
Resumo A relação de produção e comercialização de hortaliças em pequenas propriedades rurais é desprezível se comparado ao método tecnificado. Com o crescente interesse das pessoas pela sustentabilidade do planeta e produzir alimentos mais saudáveis, trouxe a idéia de consumir esses produtos adquiridos em pequenas propriedades, produzidos por grupos familiares, que aos poucos resgatam os velhos hábitos deixados de lado com o fortalecimento da agricultura por expansão da revolução verde. Neste contexto, a necessidade de voltar às velhas práticas agricultáveis volta com força total e atinge nichos de mercados diferenciados da agricultura mecanizada e moderna de produção em grande escala, sendo assim, possível equilibrar as dimensões econômicas, sociais e ambientais dentro da produção de alimentos em unidades de produção de pequeno porte, voltadas a produção de hortaliças, servindo de referência alimentar a mesa dos brasileiros. O presente trabalho é um estudo de caso de forma empírica, referencial e também por entrevistas semi estruturadas, que se buscou identificar o processo de produção e comercialização de hortaliças em pequenas propriedades rurais. Identificando os valores dessas atividades o estudo ocorreu baseado em alguns estabelecimentos produtivos de caráter familiar com a comercialização de algum excedente. Estas propriedades possuem áreas em média menores que 50 hectares e estão localizadas no interior do município de Arroio dos Ratos, RS, na localidade do Rincão dos Américos onde se pratica a agricultura familiar. O método utilizado para coleta de dados foram algumas entrevistas informais realizadas com os proprietários dos estabelecimentos, também foi realizada uma análise histórica cronológica do local, narrado pelos moradores mais velhos que na grande maioria são descendentes dos primeiros colonizadores que ainda persistem em manter as influencias de valores pessoais que receberam de seus pais, como: o trato educado e simples com as pessoas, os hábitos culturais de lidar com a terra, o manejo com os animais e o grau de comprometimento de transmitir as futuras gerações às obrigações de harmonizar a relação homem e meio ambiente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/52363
Arquivos Descrição Formato
000819999.pdf (830.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.