Repositório Digital

A- A A+

Entraves para o desenvolvimento do turismo rural na Rota da Cachaça e da Rapadura em Santo Antônio da Patrulha-RS

.

Entraves para o desenvolvimento do turismo rural na Rota da Cachaça e da Rapadura em Santo Antônio da Patrulha-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entraves para o desenvolvimento do turismo rural na Rota da Cachaça e da Rapadura em Santo Antônio da Patrulha-RS
Autor Ramos, Sandra Rosane da Silva
Orientador Souza, Marcelino de
Co-orientador Teixeira, Andressa Ramos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Cachaça
Desenvolvimento local
Desenvolvimento rural
Rapadura
Santo Antônio da Patrulha (RS)
Turismo rural
[en] Culture tourism
[en] Development location
[en] Obstacles to the development
[en] Route of Cachaça and crew
Resumo O presente trabalho busca compreender os entraves para o desenvolvimento do turismo rural, na Rota da Cachaça e da Rapadura, na Cidade de Santo Antônio da Patrulha, RS. Para a realização deste estudo, utilizou-se uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, na qual foram realizadas entrevistas com os empreendedores do roteiro, que conta num total de catorze estabelecimentos e propriedades. Os resultados apurados demonstram que a construção da rota seguiu todas as etapas condizentes na sua elaboração. Porém, o desenvolvimento do turismo rural não deslanchou conforme esperado, levando, após um ano de sua criação, a estagnação e até o término da maioria do roteiro devido à baixa comercialização dos produtos da rota, a falta de perfil empreendedor, falta de gestão e interesse administrativo pela rota, e a não identificação da cultura local na absorção ao turismo. A análise do estudo permitiu concluir que um replanejamento do roteiro e um novo plano de ação poderá reativar a Rota da Cachaça e Rapadura, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio econômico local.
Abstract The present working seeks to understand the obstacles to the development of the rural tourism in the Route of Cachaça and Crew in the city of Santo Antonio da Patrulha. For this study, was used a descriptive, of qualitative character, in which interviews were conducted with the entrepreneurs in the roadmap. The results obtained show that the construction of the route followed all the steps consistent in its preparation. But the development of rural tourism did not take off as expected, leading, after a year of its creation, stagnant and even the end of most of the route because to Low marketing of the produts of the the route, lack of entrepreneurial profile, lack of management and interest by the administrative route, and a no identification on the absorption of local culture tourism. The study's analysis concluded that a redesign of the script and a new plan of action could revive the Route Cachaça and Crew, thus contributing to the socioeconomic development location.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/52366
Arquivos Descrição Formato
000820011.pdf (1.062Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.