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Identificação dos itens de demanda ergonômica em lojas de cosméticos e perfumes

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Identificação dos itens de demanda ergonômica em lojas de cosméticos e perfumes

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Título Identificação dos itens de demanda ergonômica em lojas de cosméticos e perfumes
Autor Tramontin, Ana Cristina
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Design
Ergonomia
Resumo Esta dissertação enfoca as características que um ambiente comercial deve ter para atender as necessidades dos diferentes usuários (cliente e funcionário). Com base na revisão bibliográfica foram pesquisados os métodos de projeto utilizados para o planejamento destes espaços, assim como a forma que os usuários interagem com os diferentes elementos que compõem uma loja. Com base no método Design Macroergonômico (Fogliatto e Guimarães, 1999) foram identificados os itens de demanda ergonômica do funcionário e cliente de cinco lojas franqueadas e dedicadas à comercialização cosméticos e perfumes. Os resultados demonstraram que na maioria das vezes este tipo de espaço preocupa-se tanto com as necessidades de venda que ignora as verdadeiras necessidades dos seus usuários. Verificou-se, também, que o método Design Macroergonômico pode ser utilizado por arquitetos no intuito de enriquecer a avaliação das necessidades dos diferentes usuários de um espaço comercial.
Abstract This dissertation focuses on the features that a commercial environment must have to supply the needs of different users (employees and customers). The literature was reviewed on the methods for commercial spaces planning as well as on the user´s behavior in a store. Based on the Macroergonomic Design method (Fogliatto and Guimarães, 1999) the ergonomic demand items were identified according to the employees and customers of five stores of a same beauty goods franchising. The results showed that most of the times the project of this kind of space focuses on sales needs ignoring the real users needs. Magroergonomic Design method showed to be useful for architects aiming to enrich their projects by placing the needs of different users of a commercial space.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5241
Arquivos Descrição Formato
000310944.pdf (1.490Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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