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dc.contributor.advisorGuimaraes, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.contributor.authorTramontin, Ana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:16:46Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5241pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação enfoca as características que um ambiente comercial deve ter para atender as necessidades dos diferentes usuários (cliente e funcionário). Com base na revisão bibliográfica foram pesquisados os métodos de projeto utilizados para o planejamento destes espaços, assim como a forma que os usuários interagem com os diferentes elementos que compõem uma loja. Com base no método Design Macroergonômico (Fogliatto e Guimarães, 1999) foram identificados os itens de demanda ergonômica do funcionário e cliente de cinco lojas franqueadas e dedicadas à comercialização cosméticos e perfumes. Os resultados demonstraram que na maioria das vezes este tipo de espaço preocupa-se tanto com as necessidades de venda que ignora as verdadeiras necessidades dos seus usuários. Verificou-se, também, que o método Design Macroergonômico pode ser utilizado por arquitetos no intuito de enriquecer a avaliação das necessidades dos diferentes usuários de um espaço comercial.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the features that a commercial environment must have to supply the needs of different users (employees and customers). The literature was reviewed on the methods for commercial spaces planning as well as on the user´s behavior in a store. Based on the Macroergonomic Design method (Fogliatto and Guimarães, 1999) the ergonomic demand items were identified according to the employees and customers of five stores of a same beauty goods franchising. The results showed that most of the times the project of this kind of space focuses on sales needs ignoring the real users needs. Magroergonomic Design method showed to be useful for architects aiming to enrich their projects by placing the needs of different users of a commercial space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleIdentificação dos itens de demanda ergonômica em lojas de cosméticos e perfumespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000310944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissionalizante em Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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