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dc.contributor.advisorMello, Fernanda Bastos dept_BR
dc.contributor.authorLuz Neto, La Hire Flôres dapt_BR
dc.date.accessioned2012-07-07T01:34:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/52451pt_BR
dc.description.abstractMesmo que o Brasil caminhe para ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo o produtor primário ainda enfrenta instabilidade no que diz respeito ao momento da comercialização de seus produtos. O produtor primário tem evoluído muito no que diz respeito ao conhecimento de seu custo de produção embora tenha uma das maiores cargas tributárias em insumos e implementos, uma logística precária e cara, praticamente sem ferrovias e hidrovias para escoamento de safras. Tem compensado esse custo com tecnologia e produtividade, o que indiretamente também contribui com a elevação desse custo, mesmo assim, uma vez eleita a cultura ou segmento pecuário que se propõe a realizar avalia seu custo com o preço do produto eleito no mercado no momento do plantio ou decisão do que plantar ou criar. Uma vez tomada a decisão além de enfrentar o risco de clima durante o período plantio/colheita ainda enfrenta um risco ainda maior e fundamental, o risco de preço. As variações de preço na hora de comercializar o produto (safra) negativas e positivas em relação ao custo de produção evidenciam uma instabilidade que se reflete de forma contundente no planejamento do produtor. Para demonstração desse fato escolhemos os produtos soja, milho e boi gordo para viabilizar o uso de uma ferramenta capaz de minimizar essa variação e proporcionar maior segurança e planejamento ao produtor. O uso do mercado futuro, através da utilização da compra de opções de venda na BM&FBovespa.Com a utilização dessa ferramenta, mediante o pagamento de um prêmio, previamente estabelecido, o produtor terá a opção de “travar” o preço que calcula ser conveniente e exercer a venda ao preço acordado em caso de queda no preço do produto no momento da comercialização e se o preço estiver acima do valor acordado na operação, o produtor pagará o premio à bolsa de valores e venderá seu produto no mercado físico. Pelo simples fato de obter na comercialização o preço estimado na hora do plantio o produtor estará realizando um dos maiores problemas na gestão de seu negócio, as oscilações de preços, o que lhe dará a oportunidade, desde que conheça o seu custo de produção, de projetar melhorias, aquisição de equipamentos, tecnologias e conseqüente aumento de produção e produtividade.pt_BR
dc.description.abstractAlthough Brazil is walking to be one of the largest farm producers in the world, still needs to face instability when selling its products. The Brazilian's farmer producer has made so much progress regarding to knowledge of its cost of production, but has the highest taxes over inputs and implements, beyond the most expensive logistics, without railways or waterways enough for the transport of the crops. They need to offset this cost with technology and productivity, which indirectly contributes to the increase in that cost, anyway, once decided the crop or livestock segment which will be produced, so they need assess its cost production with the marketing price at the time of choice what produce. Once taken the decision, also need to face the risk weather during the planting / harvest and the greatest risk: the price risk. The price variations in time to sell the product (crop) - negative and positive - towards the cost of production showed an instability that is reflected convincingly in the planning of the producer. To demonstrate this fact we chose the products soybean, corn and cattle to allow the use of a tool to minimize this variation and provide greater security and planning to the producer. The use of future markets through the use of buying put options on the BM & F Bovespa. Using this tool, upon payment of a premium, previously established, the producer will have the option to lock the price that should be calculated and carry out the sale price agreed in the event of a fall in the price of the product at the time of marketing and if the price is above the agreed amount in the operation, the producer shall pay the premium to the stock exchange and sell their product on the spot market. By simply getting in the marketing, the estimated price at planting time the producer will be avoiding a major problem in the management of his business, price fluctuations, which give him the opportunity since he knows the cost of production, the design improvements, equipment acquisition, technology and the consequent increase in production and productivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectCost of productionen
dc.subjectPlanejamento ruralpt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectCommercializationen
dc.subjectCusto de produçãopt_BR
dc.subjectRisk of priceen
dc.subjectCarga tributáriapt_BR
dc.subjectDerivativesen
dc.subjectContratos futurospt_BR
dc.subjectBuying put options BM&FBovespaen
dc.titleGestão de risco de preço com o uso de opções de venda de contratos futuros, como instrumento de planejamento ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Danielapt_BR
dc.identifier.nrb000819711pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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