Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do ensino superior : uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português

.

Avaliação do ensino superior : uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do ensino superior : uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português
Autor Polidori, Marlis Morosini
Orientador Amaral, Alberto Manuel S.C.
Stoer, Stephen Ronald
Data 2000
Nível Doutorado
Instituição Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Assunto Autonomia universitária
Avaliação
Brasil
Educação comparada
Ensino superior
Portugal
Qualidade
Resumo Reconhecendo que a busca da qualidade no ensino superior se tornou hoje uma preocupação maior dos sistemas educativos de muitos paises tentou-se, neste estudo, compreender este fenômeno, particularmente na forma em que se desenvolveu como componente dos sistemas de avaliação do ensino superior de Brasil e Portugal. Tomando como ponto de partida realidades que manifestam diferentes aproximações e interpretações do tema em discussão, formularam-se hipóteses de trabalho para considerar o que poderá ter influenciado as discussões e negociações que ocorreram para implantação dos sistemas de avaliação do ensino superior de ambos os países: por exemplo, o efeito de novas formas de regulação dos sistemas de ensino superior; o grau de autonomia das instituições públicas de ensino superior; o comportamento e o relacionamento dos Conselhos de Reitores com os governos respectivos; e o funcionamento do mercado e das zonas de influência econômica (no caso do Brasil, o Mercosul e, no caso de Portugal, a União Européia). Tendo em conta estas hipóteses, foram analisadas as atas dos Conselhos de Reitores em ambos os países e feitas entrevistas com diversos atores com o objetivo de compreender de forma comparada os processos que decorreram em ambos os países em estudo Com base nesta análise foi possível concluir que, em ambos os países, os sistemas de regulamentação do ensino superior influenciaram a implantação dos sistemas de avaliação. Contudo, no Brasil, esta influência foi caracterizada pelo modelo de controle do Estado, enquanto que em Portugal foi o modelo de supervisão estatal que predominou. No que respeita à influência do grau de autonomia das instituições de ensino superior, existem diferenças importantes entre os dois países: no Brasil, por exemplo, há falta de autonomia enquanto em Portugal a autonomia tem uma expressão importante. Em relação aos Conselhos de Reitores o seu papel foi importante: no Brasil pela sua ausência e em Portugal por meio de uma participação ativa e decisiva. Em relação ao mercado, foi considerado que tinha alguma importância na universidade mas que a sua influência não se fez sentir diretamente no estabelecimento dos sistemas de avaliação do ensino superior. Quanto à influência das zonas econômicas ficou claro que o Mercosul não teve participação na implementação do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Contudo, a União Européia foi uma das razões que levaram o Conselho de Reitores Português a iniciar o processo de avaliação nas universidades. Além de tudo isto, verificou-se que a lógica por trás do desenvolvimento da autonomia e da avaliação foi inversa nos dois países: no Brasil o ponto de partida foi a avaliação vista como conduzindo à autonomia; em Portugal, a autonomia foi o ponto de partida para o desenvolvimento da avaliação.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/5248
Arquivos Descrição Formato
000288843.pdf (15.83Mb) Parte 1 Adobe PDF Visualizar/abrir
000288843-02.pdf (11.98Mb) Parte 2 Adobe PDF Visualizar/abrir
000288843-03.pdf (26.55Mb) Parte 3 Adobe PDF Visualizar/abrir
000288843-04.pdf (37.95Mb) Parte 4 Adobe PDF Visualizar/abrir
000288843-05.pdf (17.61Mb) Parte 5 Adobe PDF Visualizar/abrir
000288843.zip (109.8Mb) Trabalho completo zipado Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.