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dc.contributor.advisorAmaral, Alberto Manuel S.C.pt_BR
dc.contributor.advisorStoer, Stephen R.pt_BR
dc.contributor.authorPolidori, Marlis Morosinipt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:24:47Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5248pt_BR
dc.description.abstractReconhecendo que a busca da qualidade no ensino superior se tornou hoje uma preocupação maior dos sistemas educativos de muitos paises tentou-se, neste estudo, compreender este fenômeno, particularmente na forma em que se desenvolveu como componente dos sistemas de avaliação do ensino superior de Brasil e Portugal. Tomando como ponto de partida realidades que manifestam diferentes aproximações e interpretações do tema em discussão, formularam-se hipóteses de trabalho para considerar o que poderá ter influenciado as discussões e negociações que ocorreram para implantação dos sistemas de avaliação do ensino superior de ambos os países: por exemplo, o efeito de novas formas de regulação dos sistemas de ensino superior; o grau de autonomia das instituições públicas de ensino superior; o comportamento e o relacionamento dos Conselhos de Reitores com os governos respectivos; e o funcionamento do mercado e das zonas de influência econômica (no caso do Brasil, o Mercosul e, no caso de Portugal, a União Européia). Tendo em conta estas hipóteses, foram analisadas as atas dos Conselhos de Reitores em ambos os países e feitas entrevistas com diversos atores com o objetivo de compreender de forma comparada os processos que decorreram em ambos os países em estudo Com base nesta análise foi possível concluir que, em ambos os países, os sistemas de regulamentação do ensino superior influenciaram a implantação dos sistemas de avaliação. Contudo, no Brasil, esta influência foi caracterizada pelo modelo de controle do Estado, enquanto que em Portugal foi o modelo de supervisão estatal que predominou. No que respeita à influência do grau de autonomia das instituições de ensino superior, existem diferenças importantes entre os dois países: no Brasil, por exemplo, há falta de autonomia enquanto em Portugal a autonomia tem uma expressão importante. Em relação aos Conselhos de Reitores o seu papel foi importante: no Brasil pela sua ausência e em Portugal por meio de uma participação ativa e decisiva. Em relação ao mercado, foi considerado que tinha alguma importância na universidade mas que a sua influência não se fez sentir diretamente no estabelecimento dos sistemas de avaliação do ensino superior. Quanto à influência das zonas econômicas ficou claro que o Mercosul não teve participação na implementação do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Contudo, a União Européia foi uma das razões que levaram o Conselho de Reitores Português a iniciar o processo de avaliação nas universidades. Além de tudo isto, verificou-se que a lógica por trás do desenvolvimento da autonomia e da avaliação foi inversa nos dois países: no Brasil o ponto de partida foi a avaliação vista como conduzindo à autonomia; em Portugal, a autonomia foi o ponto de partida para o desenvolvimento da avaliação.pt_BR
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dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAutonomia universitáriapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEducação comparadapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleAvaliação do ensino superior : uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e portuguêspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000288843pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade do Portopt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPortopt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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