Repositório Digital

A- A A+

A glicoproteína P e o gene MDR1

.

A glicoproteína P e o gene MDR1

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A glicoproteína P e o gene MDR1
Autor Bezerra, Daniele Pankowski
Orientador Natalini, Claudio Correa
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Medicina Veterinária.
Assunto Farmacogenética
Farmacologia veterinaria : Caes
Glicoproteina P
Lactonas macrocíclicas
Resistência a medicamentos
[en] Dogs
[en] Macrocyclic lactones
[en] MDR1
[en] P-glycoprotein
[en] P-gp
[en] Pharmacogenetics
Resumo O gene de resistência a múltiplas drogas, o MDR1, e a glicoproteína-P (Gp-P) são um assunto recente em medicina veterinária e merecem destaque pela importância do tema. O MDR1 codifica a Gp-P, uma glicoproteína transportadora transmembrana que protege o organismo contra xenobióticos. A Gp-P está relacionada com a resistência a drogas e com alguns casos de intoxicações em animais susceptíveis, como por exemplo, os cães da raça Collie e afins. Diversos fármacos já foram descritos como substratos e/ou inibidores da Gp-P, porém a modulação de sua atividade ainda não está elucidada. A farmacogenética estuda o comportamento de drogas no organismo de acordo com as características genéticas do indivíduo e, a genotipagem o gene MDR1 representa a incorporação desta área da farmacologia na clínica veterinária, customizando a terapêutica para atender as necessidades de cada paciente.
Abstract The multiple drug resistance gene, MDR1, and P-glycoprotein (P-gp) are a recent and important topic in veterinary medicine. MDR1 gene encodes P-gp, a transmembrane transporter glycoprotein that protects the organism against xenobiotics. P-gp is related to multiple drugs resistance and some intoxications in susceptible dogs, such as Collie like breeds. A variety of drugs have been described as P-gp substrates and/or inhibitors, although their modulation is not well established. The pharmacogenetics studies drug behavior within individual genetic characteristics and genotyping MDR1 gene represents the use of pharmacogenetics in veterinary clinic, customizing the therapy for each patient.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/52504
Arquivos Descrição Formato
000828012.pdf (1.219Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.