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http://hdl.handle.net/10183/5272
Título | O profissional docente de administração como organizador e gestor do trabalho pedagógico no ensino : um estudo de caso |
Autor |
Guedes, Gilberto Gomes
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Orientador |
Pires, Marcio de Souza
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Data | 2004 |
Nível | Mestrado profissional |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia. |
Assunto |
Ensino superior
Pensamento sistêmico Professor |
Resumo | Este trabalho é um estudo de caso enfocado nos docentes de Administração com Habilitação em Recursos Humanos da Faculdade de Serra Gaúcha, onde se destaca o entendimento da importância das competências e habilidades, através do desenvolvimento profissional direcionado pelo pensamento sistêmico, alertando para a necessidade de evidenciá-lo nos discursos e na ação pedagógica. Nele, é feita uma panorâmica das habilidades, das competências e do pensamento sistêmico sob várias perspectivas, com enfoque nas conceitualizações e visões modernas, teorizadas em alguns países. Foi elaborado um fluxo de estudo com base no nosso principal questionamento, que é: O pensamento sistêmico, enquanto provocador de rupturas e inovações no ensino de Administração, conduz o profissional docente na organização e gestão do trabalho pedagógico? Como resultado, sugiro um esboço teórico (modelo) que pode ser usado como referência para uma melhor percepção do profissional docente de Administração, enquanto organizador e gestor do trabalho pedagógico. |
Tipo | Dissertação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/5272 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
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