Repositório Digital

A- A A+

Estrutura da cadeia de suprimentos de uma empresa gaúcha exportadora de mudas de flores

.

Estrutura da cadeia de suprimentos de uma empresa gaúcha exportadora de mudas de flores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estrutura da cadeia de suprimentos de uma empresa gaúcha exportadora de mudas de flores
Autor Souza, Valéria Nogueira de
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agronegócios
Cadeia de suprimentos
Exportação
Flores
Resumo Um estudo de caso foi realizado em uma empresa produtora de mudas de flores com o objetivo de descrever a estrutura de sua cadeia de suprimentos. A empresa é estabelecida em Vacaria, Estado Rio Grande do Sul, e seus clientes são produtores de flores em vaso situados no Brasil, na América Latina e, principalmente, na Itália. Entrevistas feitas com funcionários da empresa que representavam a produção e a logística foram conduzidas com base na literatura de gerenciamento de cadeias de suprimentos e de logística. A análise dessas entrevistas e o estudo da referida literatura permitiram identificar como membros principais da cadeia de suprimentos da empresa a companhia aérea pela qual as mudas são exportadas, os produtores de flores brasileiros e a empresa italiana de propriedade do mesmo grupo a que pertence a empresa em Vacaria. Os membros de suporte mostraram-se muito mais numerosos que os principais. A estrutura horizontal da cadeia de suprimentos foi classificada como curta, tanto pelo lado dos fornecedores quanto pelo lado dos clientes. A estrutura vertical foi classificada como larga pelo lado dos fornecedores e estreita no lado dos clientes. Dentro da cadeia de suprimentos a empresa é horizontalmente posicionada mais perto da fonte inicial de suprimento. Sete processos-chave de cadeias de suprimento foram identificados. Foi observado que a empresa integra e administra processos apenas com os membros da primeira fileira (clientes e fornecedores), estando, portanto, ainda distante do nível de integração necessário para a administração de sua cadeia de suprimentos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5290
Arquivos Descrição Formato
000423953.pdf (1.244Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.