Digital Repository

A- A A+

Análise da viabilidade econômica da produção de óleo de mamona de primeira geração no Rio Grande do Sul

DSpace/Manakin Repository

Análise da viabilidade econômica da produção de óleo de mamona de primeira geração no Rio Grande do Sul

Show full item record

Statistics

Title Análise da viabilidade econômica da produção de óleo de mamona de primeira geração no Rio Grande do Sul
Author Lima, Patricia de Freitas
Advisor Fensterseifer, Jaime Evaldo
Date 2002
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Subject Agroindústria
Análise econômica
Investimento
Oleo de mamona
Rentabilidade
Viabilidade econômica
Abstract in Portuguese Diversas novas aplicações têm sido descobertas para o óleo de mamona, um produto vegetal diferenciado pelas propriedades que lhe são características. Capaz de substituir a utilização de fontes não renováveis em muitas situações, é o principal produto extraído da mamoneira, cultura para a qual o Brasil não tem dispensado muita atenção. O grande potencial de utilização desse óleo também tem sido pouco explorado nacionalmente, diferente de outros países que já o empregam estrategicamente na elaboração de seus produtos. No Rio Grande do Sul, estão sendo feitas pesquisas, de iniciativa governamental e também privada, no sentido de implementação de um Pólo Oleoquímico. No entanto, muitos questionamentos ainda cercam o tema, que é de exploração recente, alguns deles dizendo respeito à viabilidade econômica da produção de óleos vegetais. O trabalho em pauta trata desse tema, propondo-se a analisar a rentabilidade da produção de óleo de mamona no Estado, comparando-se duas modalidades de determinado processo. O caráter da pesquisa é o exploratório, contribuindo para o estabelecimento de novos questionamentos e discussões acerca da viabilidade da industrialização do óleo de mamona, bem como fornecendo algumas respostas a potenciais investidores do setor oleoquímico.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/5294
Files Description Format View
000423982.pdf (270.9Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.