Repositório Digital

A- A A+

Benchmarking na produção leiteira da COTREL Cooperativa Tritícola Erechim Ltda

.

Benchmarking na produção leiteira da COTREL Cooperativa Tritícola Erechim Ltda

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Benchmarking na produção leiteira da COTREL Cooperativa Tritícola Erechim Ltda
Autor Teixeira, Amito José
Orientador Pedrozo, Eugenio Avila
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agroindústria
Agronegócios
Benchmarking
Competitividade
Cooperativa agrícola
Desempenho produtivo
Gestão estratégica
Leite
Produtividade
Resumo A perspectiva com que se depara a cadeia produtiva do leite no Brasil, com a abertura do mercado internacional, sinaliza para um cenário de crescente exigência de produtividade e escala de produção, aliadas a qualidade da matéria-prima obtida a custos cada vez mais baixos. A atividade leiteira desenvolvida nas propriedades rurais da região do Alto Uruguai gaúcho apresenta indicadores muito variáveis de produtividade. A COTREL (Cooperativa Tritícola Erechim LTDA) possui 2700 produtores de leite integrados que têm em média seis vacas em lactação e entregam individualmente, em média, 30 litros/dia, apresentando produtividade média por vaca de 6 litros/dia. Porém, encontram-se produtores com melhores índices produtivos. O benchmarking é uma técnica que permite o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com referenciais de excelência, objetivando identificar continua e sistematicamente as melhores práticas das outras organizações, com a finalidade de melhoria organizacional. No presente estudo procurou-se: Identificar as unidades produtoras, integradas a COTREL, que apresentam maior produtividade. Determinar o percentual de superioridade dos coeficientes dos indicadores dos diferentes fatores da produção de um grupo de nove produtores, considerados pelos profissionais técnicos da COTREL, como os melhores em produtividade em relação à média dos produtores estudados. Comparar o benchmarking competitivo entre os produtores da COTREL e os produtores gaúchos identificados no “Estudo para Identificação de benchmarking em sistemas de produção de leite no Rio Grande do Sul”. Hierarquizar, em ordem decrescente de importância, os principais fatores da produção de leite dos produtores da COTREL que, potencialmente, podem exercer influência positiva sobre a produtividade (produção de leite/vaca em lactação/dia). O trabalho conclui que: O produtor de maior produtividade, considerado o benchmarking em produção de leite/vaca em lactação/dia apresentou produção de 24,61 litros/vaca/dia. A presença de ordenhadeira canalizada, de resfriador a granel e a produção de leite/UP/dia foram as três particularidades que potencialmente mais influenciaram positivamente a produtividade (produção de leite/vaca em lactação/dia). Espera-se que o conhecimento do presente trabalho possibilite aos produtores de leite da Cotrel e outras a organizações da cadeia produtiva do leite, a obtenção de melhorias em produtividade, qualidade e custos de produção.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5306
Arquivos Descrição Formato
000424094.pdf (1.105Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.