Repositório Digital

A- A A+

Resposta de hormônios esteróides ao exercício

.

Resposta de hormônios esteróides ao exercício

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resposta de hormônios esteróides ao exercício
Autor Both, Lucas
Orientador Kruel, Luiz Fernando Martins
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Esteroides
Exercicios
Resumo O exercício físico é como um importante estimulador do sistema endócrino. A magnitude da resposta hormonal ao exercício depende da magnitude do estresse induzido pela sessão de treinamento. A testosterona é considerada um importante hormônio anabólico com múltiplas funções fisiológicas no corpo humano, entre elas o estímulo à síntese protéica. O cortisol é um hormônio catabólico que promove, entre outras funções, a degradação protéica. Este trabalho tem por objetivo revisar os resultados encontrados na literatura a respeito da resposta aguda de testosterona e cortisol a sessões de treinamento de força e aeróbio. Nos treinamentos de força e aeróbio existe uma grande relação entre fatores ligados a uma sessão de treino como o volume, intensidade e duração (aeróbio) com a resposta hormonal. Outros fatores também se tornam importantes como o tempo de intervalo, tipo de treino, massa muscular envolvida, a experiência do individuo, gênero e idade. A identificação de tais fatores, da sessão de treino, estimuladores da resposta hormonal, se torna importante para uma melhor periodização e prescrição de treinamento culminando em um ambiente metabólico favorável para determinado objetivo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/53140
Arquivos Descrição Formato
000782206.pdf (244.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.