Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorBorges, Roberto Cabral de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2012-07-24T01:34:09Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/53149pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. Adultos idosos têm algumas limitações, têm dificuldades para operar os equipamentos e têm um comportamento particular a respeito do uso de algumas Tecnologias de Informação e Comunicação. Este estudo mostra como os adultos de idade mais avançada estão usando essas Tecnologias de Informação e Comunicação, suas dificuldades, seus sentimentos a respeito, suas expectativas e como eles estão obtendo algum aprendizado auxiliado por estas tecnologias e seus benefícios para sua qualidade de vida. Para designar este grupo de adultos, que abrange a 3ª idade e mais um segmento de idade imediatamente abaixo, foi criada a expressão "Adulto de Idade Avançada" (55 a 90 anos). Para que se possam quantificar as formas, intensidade de uso e dificuldades no uso foi criado um índice que mede o quanto e como estes adultos estão usando de cada tecnologia, permitindo assim uma comparação e classificação. Através desse índice podem-se determinar estatisticamente quais variáveis influenciam ou não o uso das tecnologias e inferir perfil e comportamento da população estudada. Conhecido este perfil pode-se fazer recomendações e associações de tecnologias com tipos de atividades que possam promover algum tipo de aprendizado para estes usuários e com isto lhes adicionar um componente a mais de qualidade de vida.pt_BR
dc.description.abstractThis work researches the use of Information and Communication Technologies that are used by advanced age adults. The main purpose is to study the usage of those technologies for educational purposes. Older adults have some limitations, have difficulties to operate the devices and have a particular behavior about the use of some modern technologies. This study shows how the seniors are using these technologies, the difficulties they felt, their expectations and how they are getting some learning helped by the technologies and its benefits to their life quality. To designate this adult group, that covers the third age and one more age segment, immediatelly below, was created the expression "Advanced Age Adult" (55 to 59 years). In order to be able to quantify the kinds, intensity of use and difficulties in using was created an index that measures how much and how these adults are using each technology, thus allowing a comparison and classification. Through this index can be determined statistically which factors influence whether or not the use of technologies and inferred profile and behavior of the population studied. Known this profile can make recommendations and associations with technology types of activities that can promote some kind of learning for these users and by this, they can add one more component to their quality of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)en
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectThird ageen
dc.subjectDemographyen
dc.subjectLearningen
dc.titleUso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.identifier.nrb000852330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples