Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorD'Agord, Marta Regina de Leaopt_BR
dc.contributor.authorLongo, José Luíspt_BR
dc.date.accessioned2012-07-24T01:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/53160pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho parte da afinidade que encontramos entre aspectos da pesquisa psicanalítica e da aprendizagem por projetos para lançar nossa questão: em que essas duas metodologias, concernentes a campos diferentes – psicanálise e educação –, convergem ou em que divergem? Seria uma relação de homologia? A fim de realizar essa análise, estamos posicionando-nos desde a pesquisa psicanalítica. Portanto, é nela que buscamos nosso método e nosso instrumento de análise, a saber, o matema dos quatro discursos. No que diz respeito à pesquisa psicanalítica, buscamos nossos fragmentos em textos de Lacan e Freud. Esses fragmentos são articulados às diretrizes teóricas da aprendizagem por projeto, e a uma situação prática de nossa pesquisa: uma oficina de programação de computadores ocorrida em uma escola pública de Porto Alegre. Com essa articulação, percorremos nossa análise, delimitando pontos que aproximam ou afastam essas duas metodologias.pt_BR
dc.description.abstractThis work starts since the affinity that we found between features of the psychoanalytic research and the learning projects in order to launch our question: considering these two methodologies, concerning different fields – psychoanalysis and education –, at what points do they converge or diverge? It would be a homology? In order to realize this analysis, we are positioning ourselves since the psychoanalytic research. Thus, there we get our method and our analysis tool, that is, the matema of four discourses. As regards psychoanalytic research, we get our fragments in texts written by Lacan and Freud. These fragments are articulated on the theoretical guidelines of learning project, and on a practical situation of our research: a workshop of computer programming for children, which has occurred in a public school in Porto Alegre. After that, we go through our analysis, delimiting points that bring these methodologies closer or further each other.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectProject learningen
dc.subjectLearningen
dc.subjectFour discoursesen
dc.subjectMatemaen
dc.titleA aprendizagem por projeto e a pesquisa psicanalíticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000851638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples