Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.contributor.advisorBugueño Miranda, Félix Valentinpt_BR
dc.contributor.authorDamim, Cristina Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:44:53Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5320pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estabelecer traços que possibilitem caracterizar o dicionário escolar e propor critérios para sua análise e avaliação. Através da revisão de diferentes taxonomias de obras lexicográficas, procuramos informações específicas sobre a natureza do dicionário escolar e parâmetros para a sua avaliação. Na ausência de tais elementos, foi necessário delinear os traços do usuário ideal desse tipo de obra. Da intersecção dos traços do consulente escolar com critérios metalexicográficos específicos, elaboramos um modelo de descrição, o qual foi utilizado para evidenciar a estrutura e o conteúdo de seis dicionários apontados pelo Ministério da Educação como os melhores de 2001. A análise revelou, além de uma heterogeneidade desse conjunto de obras, uma dificuldade em se diferenciar o dicionário escolar de outros tipos de obras lexicográficas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectMetalexicografiapt_BR
dc.subjectDicionariospt_BR
dc.subjectDicionário escolarpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleParâmetros para uma avaliação do dicionário escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000468591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples