Repositório Digital

A- A A+

Proposta de estruturação do Balanced Scorecard para o núcleo de desenvolvimento de fornecedores da Unimed Porto Alegre

.

Proposta de estruturação do Balanced Scorecard para o núcleo de desenvolvimento de fornecedores da Unimed Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de estruturação do Balanced Scorecard para o núcleo de desenvolvimento de fornecedores da Unimed Porto Alegre
Autor Morales, Robson Sodré
Orientador Kliemann Neto, Francisco Jose
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Prestação de serviços
Resumo O trabalho descreve o desenvolvimento da elaboração de um sistema de mensuração e avaliação de desempenho, integrado ao método do balanced Scorecard(BSC), no Núcleo de Desenvolvimento de Fornecedores da Unimed Porto Alegre, para a qualificação do processo decisório. Por meio de sessões educativas e da técnica de brainstoriming entre os colaboradores do setor foi possível construir um conjunto de indicadores e metas ligadas numa relação de causa-e-efeito, vinculados ao planejamento estratégico da cooperativa. Na premissa processos do BSC, os macroprocessos do núcleo foram mapeados no sentido de orientar as ações da premissa aprendizado e crescimento para a satisfação das pessoas e busca pelas informações pertinentes. Considerando que a essência da missão do núcleo é a geração de um modelo de informações relativas aos prestadores de serviços sobre a qualidade assistencial e os custos, com vistas a categorizações, credenciamentos e negociações, os clientes eleitos como preferenciais do núcleo foram a comissão de normas e as superintendências de provimento de saúde e administrativa. Indicadores de processos, de satisfação e de gestão de custos foram criados. Foi construído o mapa estratégico do núcleo para acompanhamento e maior envolvimento dos colaboradores. No seguimento, o alinhamento dos objetivos estratégicos de cada premissa (aprendizado e crescimento, processos, clientes e financeira) com a missão de cooperativa, pretendem tornar o núcleo um setor estratégico, uma vez que auxiliará na incorporação de valor ao processo decisório como um todo.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5356
Arquivos Descrição Formato
000469251.pdf (601.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.