Repositório Digital

A- A A+

Retry-transaction : uma nova função primitiva de bloqueio para a STM de Clojure

.

Retry-transaction : uma nova função primitiva de bloqueio para a STM de Clojure

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Retry-transaction : uma nova função primitiva de bloqueio para a STM de Clojure
Outro título Retry-transaction: a new primitive function for blocking in the Clojure STM
Autor Ferreira, André Martins
Orientador Moreira, Alvaro Freitas
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Linguagens : Programacao
Programação orientada : Objetos
[en] Clojure
[en] STM
Resumo Neste trabalho é proposta uma nova função primitiva, retry-transaction, para o sistema de Memória Transacional de Software (STM) de Clojure. STM é vista por muitos pesquisadores como uma possível forma de simplificar programação concorrente. Porém, uma ausência em muitos sistemas de STM é uma forma de conciliar código a ser executado na STM com código que deve bloquear. Este trabalho se baseia numa proposta originalmente para a STM de Haskell. São apresentados para contextualizar a proposta: a linguagem de programação Clojure; estruturas de dados puramente funcionais para facilitar a escrita de código funcional, que é um requisito da STM de Clojure; o conceito de STM; como é realizado STM em Clojure. Em seguida é apresentada a proposta central deste trabalho, que diz respeito a uma nova função para a STM, retry-transaction, que permite a escrita de código bloqueante utilizando a STM.
Abstract This paper proposes a new primitive function, retry-transaction, for Clojure’s STM system. Software Transactional Memory is seen by many researchers as a possible way to simplify concurrent programming. However, there is an absence in many STM systems of a mechanism for conciliating code to be executed inside the STM with code that has to block. This work is based on a proposal originally designed for Haskell’s STM. This proposal contains the following: the Clojure programming language; purely functional data structures to facilitate writing functional code, a requisite for Clojure’s STM; the concept of STM; Clojure’s STM. Following that, this paper’s main proposal is described: a new primitive function for Clojure’s STM,retry-transaction, which allows blocking code using STM.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54124
Arquivos Descrição Formato
000855619.pdf (231.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.