Repositório Digital

A- A A+

Gestão sistêmica de processos educacionais na construção de uma instituição de ensino superior privada auto-sustentada

.

Gestão sistêmica de processos educacionais na construção de uma instituição de ensino superior privada auto-sustentada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão sistêmica de processos educacionais na construção de uma instituição de ensino superior privada auto-sustentada
Autor Dal Bello, João
Orientador Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Gestão de processos
Instituições de ensino superior
Pensamento sistêmico
Resumo Este estudo enfatiza a investigação dos processos educacionais como forma de estruturação do percurso construtivo de uma instituição de ensino superior privada autosustentada. Parte-se do conceito do pensamento sistêmico, que compreende a gestão dos processos interconectados, capazes de desenvolver uma proposta auto-sustentada de uma instituição. Enquanto unidade complexa,uma instituição de ensino superior privada busca a excelência de seus serviços e processos em seus fluxos, para que tanto o cliente externo quanto o interno possam estar satisfeitos com a dinâmica organizacional e com o atendimento que lhes é dado através dos serviços e processos disponibilizados. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de revisão e reflexão sobre os principais conceitos teóricos relacionaods ao pensamento complexo, pensamento sistêmico, gestão de processos e indicadores capazes de avaliar as implicações da gestão e os pontos de alavancagem de seu desempenho. O desafio que se apresenta é sugerir alternativas de estruturação diferente do modelo tradicional, funcional de uma instituição de ensino superior privada, utilizando a gestão de processos. Para fundamentar a pesquisa foram investigadas as características de uma instituição de ensino superior privada e seus principais processos. Os resultados da pesquisa indicaram que só uma comunhão de seforços da comunidade, com compromrtimento de todo o coletivo institucional, propiciará revitalizar a IES através de gestão orientada pelo pensamento sistêmico.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5425
Arquivos Descrição Formato
000470572.pdf (657.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.