Repositório Digital

A- A A+

Discotecas públicas de Porto Alegre : espaços de preservação e difusão da memória cultural

.

Discotecas públicas de Porto Alegre : espaços de preservação e difusão da memória cultural

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Discotecas públicas de Porto Alegre : espaços de preservação e difusão da memória cultural
Autor Arnecke, Giana Lagranha de Souza
Orientador Giovanaz, Marlise Maria
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Arquivo sonoro : Preservação
Memória cultural
[en] Colecciones musicales
[en] Fonotecas públicas
[en] Memoria cultural
Resumo Verifica a existência de discotecas públicas e de acervos musicais na cidade de Porto Alegre. Objetiva compreender de que forma as discotecas públicas e os acervos musicais representam espaços de preservação e difusão da memória cultural. Busca definir as discotecas públicas e os acervos musicais através de uma relação entre as características das bibliotecas especializadas e das bibliotecas públicas. Relaciona aspectos de preservação e difusão da memória e da memória cultural. Aborda a memória cultural e os aspectos que a relacionam com a sociedade da qual é produto. Identifica as instituições denominadas discotecas públicas e os acervos musicais parciais existentes na cidade de Porto Alegre. Analisa as características das instituições pesquisadas através do estudo de caso. Utiliza como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a análise documental e a observação livre. Descreve através dos depoimentos dos profissionais atuantes um breve perfil das instituições pesquisadas. Discute acerca dos aspectos que elevam as instituições analisadas à condição de lugares de memória. Afirma que as discotecas públicas e os acervos musicais parciais existentes na cidade de Porto Alegre representam espaços de preservação e difusão da memória cultural.
Resumen Verifica la existencia de fonotecas públicas y colecciones discográficas en la ciudad de Porto Alegre. Pretende comprender de que forma las fonotecas públicas y colecciones discográficas se consolidan como espacios de preservación y difusión de la memoria cultural. Busca definir a las fonotecas públicas y colecciones discográficas a través de la relación entre las bibliotecas especializadas y las bibliotecas públicas. Establece una relación entre los aspectos de preservación y difusión de la memoria y de la memoria cultural. Aborda la memoria cultural y los aspectos que la relacionan con la sociedad de la cual es un producto. Identifica a las instituciones llamadas fonotecas públicas y las colecciones musicales parciales existentes en la ciudad de Porto Alegre. Analiza las características de las instituciones citadas, a través de un estúdio de caso. Utiliza como instrumento para la compilación de datos, la entrevista semi-estructurada, el análisis documental y la observación libre. Describe, a través de relatos de los especialistas actuantes, un breve perfil de las instituciones estudiadas. Discute acerca de los aspectos que elevan a las instituciones analizadas, a la condición de “lugares de la memoria”. Afirma que las fonotecas públicas y las colecciones musicales parciales, existentes en la ciudad de Porto Alegre representan espacios de preservación y difusión de la memoria cultural.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54250
Arquivos Descrição Formato
000855788.pdf (5.049Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.