Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorSchiavo, Rosangela Portellapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T01:35:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54251pt_BR
dc.description.abstractAtravés de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal.pt_BR
dc.description.abstractThrough a literature search that addressed topics such as information literacy, musical literacy, information literacy and multiple languages intended to investigate how to use informational sources, by the composers of the regional music Gaucho. We investigated how learning happened musical, and at what stage of development of the subjects this occurred, attempting to investigate whether there is a relationship in the form of use of information sources at different times. Identifying forms of musical literacy of the subjects, we sought the sources used in both the formative process of the individual, and in the process of musical creation. From these responses through an interview recorded and later transcribed, drew up a roadmap of the forms of composition, the use of information sources, composition and how these individuals identify whether these sources are reliable. This form of analysis of information sources is related to information literacy, acquired by individuals during the process of musical literacy. We tried to draw up a workflow from the use of sources in the process of musical creation. We also investigated patterns in the use of resources obtained by the research subjects. The efficiency of information obtained through sources of information was analyzed using the guidelines published by the ALA. The survey results indicate that personal sources were crucial in the process of musical literacy of the subjects. Regarding the flow of information was perceived subjects use information in a systematic manner, even if it is obtained through their personal experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational literacyen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectMultiple languagesen
dc.subjectMusical literacyen
dc.subjectInformation literacyen
dc.titleMúsica como (in)formação : competências informacionais para a composição musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855811pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples