Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Anelise de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T01:35:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54256pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata um estudo de caso realizado na Biblioteca Conselheiro Mafra da Universidade do Contestado, campus Mafra. Faz uma análise do modelo de biblioteca mista e revisa a Política de Desenvolvimento de Coleções. Propõe uma atualização da Política que contemple não só o público universitário como também os usuários do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Mafrense, instituição que também utiliza a biblioteca. A revisão na Política de Desenvolvimento de Coleções é resultado da confirmação de que é possível estabelecer uma política única para este novo modelo de biblioteca e, se aceita, contribuirá para o crescimento do acervo com mais coerência e qualidade. Caracteriza-se por um estudo de caso exploratório utilizando como tema norteador o Desenvolvimento de Coleções. Os objetivos específicos deste trabalho foram: realizar uma revisão de literatura sobre desenvolvimento de coleções em bibliotecas com públicos mistos, identificar os dados institucionais e caracterizar a biblioteca, identificar as coleções já existentes, identificar os usuários reais e potenciais e categorizá-los; propor uma revisão na atual política da biblioteca Conselheiro Mafra. Para este estudo fez-se necessário a observação participativa, uma entrevista semiestruturada com a bibliotecária, e pesquisa em fontes institucionais e bibliográficas. Conclui que é possível utilizar uma única Política de Desenvolvimento de Coleções como instrumento de gestão do acervo e contemplar tanto o público universitário quanto o escolar de maneira assertiva e coerente com os objetivos da instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports a case study conducted in Mafra Library Director, University of Contested campus Mafra. Analyzes the mixed model library and review the Collection Development Policy. Proposes an update of the policy that covers not only the public university as well as users of the Elementary and Secondary Education Mafrense College, an institution that also uses the library. The revision in the proposal is a result of the confirmation that it is possible to establish a single policy for this new model of library and, if accepted, will contribute to the growth of the collection with more consistency and quality. It is characterized by an exploratory case study using as a guiding theme for the Collections Development. The specific objectives of this study was to present a review of literature on collection development in public libraries with mixed data to identify and characterize the institutional library, identify existing collections, identify actual and potential users and categorize them, propose a review the current policy of the library Board Mafra. For this study it was necessary participant observation, a semi-structured interview with the librarian, institutional research and bibliographical sources. As a limitation of the research found a lack of time to perform a detailed study of users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity libraryen
dc.subjectDesenvolvimento de coleçõespt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectCollection developmenten
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCollection development policiesen
dc.titlePolítica de desenvolvimento de coleções para bibliotecas mistas : gestão de coleções a partir de uma política única para um novo modelo de bibliotecapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855774pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples