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Editoras jurídicas brasileiras : serviço de informação digital prêt-à-porter na web?

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Editoras jurídicas brasileiras : serviço de informação digital prêt-à-porter na web?

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Título Editoras jurídicas brasileiras : serviço de informação digital prêt-à-porter na web?
Autor Silveira, Daiane Leppa Florêncio da
Orientador Tazima, Ivete Hissako
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Documento eletrônico
Informação jurídica
[en] Digital document
[en] Legal information
[en] Legal publisher
Resumo O presente trabalho objetiva analisar o conteúdo digital comercializado pelas editoras jurídicas brasileiras. Atualmente, constata-se que os documentos digitais vêm ocupando cada vez mais espaço nas bibliotecas porque agregam flexibilidade e interatividade no seu uso. Bem como, acompanhados de rápida atualização de conteúdo, notadamente nas áreas especializadas em que o fluxo da geração e disseminação da informação é acentuadamente dinâmico e mutável. As bibliotecas especializadas na área jurídica já podem encontrar no mercado uma gama razoável de oferta de produtos de conteúdo digital. O referencial teórico contempla as bibliotecas especializadas da área jurídica como suporte para a pesquisa, incluindo os documentos que formam o seu acervo, tais caracterizados como documentação jurídica, e ampliando-se aos documentos digitais. A investigação, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa utilizou-se de formulário contendo questões fechadas de múltipla escolha e complementadas por questões abertas. Para a coleta de dados utilizou-se o método de observação, identificando as editoras que comercializam conteúdos digitais, as suas formas de comercialização dos produtos e as vantagens e desvantagens inerentes ao novo recurso informacional. Concluiu-se que, embora a oferta de produtos de conteúdos digitais possa ser ampla na área jurídica, a qualidade dos serviços pode e deverá melhorar no futuro.
Abstract This work aims to analyze the digital content marketed by Brazilian legal publishers. Currently, it appears that digital documents are occupying more space in the libraries because they add flexibility and interactivity in their use. As well as it accompanied by quick update of content, especially in specialized areas in which the flow of the generation and dissemination of information is dynamic and changing dramatically. Law libraries can find a range of offers of digital products in the market. The theoretical framework of this research covers the law libraries, as well as the documents included in the collection, characterized as legal documentation, expanding to the digital documents. The investigation of exploratory qualitative approach was used to form with closed questions multiple choices and complemented by open questions. To collect data we used the observation method, identifying the publishers that sell digital content, its forms of marketing products and the advantages and disadvantages inherent in the new informational resource. It was concluded that although the product offering of digital content can be wide in the legal field, the quality of services can and should improve in the future.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54258
Arquivos Descrição Formato
000855779.pdf (601.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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