Repositório Digital

A- A A+

Elementos para uma política de indexação de histórias em quadrinhos

.

Elementos para uma política de indexação de histórias em quadrinhos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elementos para uma política de indexação de histórias em quadrinhos
Autor Severo, Luana Diehl
Orientador Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
Co-orientador Ferreira, Gloria Isabel Sattamini
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto História em quadrinhos
Política de indexação (Biblioteconomia)
[es] Catalogación de tebeos
[es] Comictecas
[es] Indización de tebeos
[es] Política de indización
[es] Tebeos
Resumo Investiga como as gibitecas realizam indexação de histórias em quadrinhos em gibitecas – isto é, como fazem seu tratamento descritivo e temático – a fim de identificar elementos para uma política de indexação desse material. Aborda a relevância da constituição de uma política para nortear as tomadas de decisões relativas à indexação e de um manual de procedimentos para a padronização das atividades. A metodologia usada é quali-quantitativa, e inclui no estudo gibitecas identificadas por meio de pesquisas realizadas via internet. O instrumento utilizado para a coleta de dados é um questionário estruturado com questões fechadas e abertas, sendo formulado de acordo com o que sugere a literatura referente à prática de indexação. Apresenta como resultados a caracterização das gibitecas, o tratamento físico dado aos quadrinhos e as práticas de indexação, considerando-se os seguintes elementos: sistemas para recuperação da informação adotados, instrumentos para a catalogação, padrões para a classificação, vocabulários controlados, nível de exaustividade, nível de especificidade e indexação e recuperação da informação. Conclui que as gibitecas, assim como outras unidades especializadas, podem apresentar práticas de indexação distintas devido a especificidades como diferentes objetivos, público e recursos disponíveis. Independentemente disso, os quadrinhos devem ser sempre considerados como um material informacional passível de tratamentos físico e informacional que visem à sua recuperação. Os elementos abordados nesta pesquisa podem ser considerados como exemplos para a elaboração de uma política específica de quadrinhos ou que inclua esse tipo de material.
Resumen Investiga como los tebeos son indizados en las comictecas brasileñas – es decir, como es hecho su tratamiento descriptivo y temático – a fin de identificar elementos para una política de indización de ese material. Refiere la relevancia de la elaboración de una política que norteé las tomadas de decisiones relativas a la indización y de un manual de procedimientos para la normalización de las actividades. La metodología es cualitativa y cuantitativa, e incluye en el estudio comictecas identificadas por medio de la internet. El instrumento utilizado para la recolección de datos es un cuestionario estructurado, cuyas preguntas son cerradas y abiertas, que fue elaborado de acuerdo con la literatura acerca de la práctica de indización. Presenta como resultados la caracterización de las comictecas, el tratamiento físico e informacional de los tebeos y las prácticas de indización, teniendo en cuenta los siguientes elementos: sistemas para la recuperación de la información adoptados, instrumentos para la catalogación, patrones para la clasificación, vocabularios controlados, nivel de exhaustividad, nivel de especificidad e indización y recuperación de la información. Concluye que las comictecas, así como otras unidades de información especializada, pueden presentar prácticas de indización distintas debido a sus especificidades, por ejemplo, objetivos, público y recursos disponibles. Sin embargo, a parte de eso, los tebeos deben siempre ser considerados como un material informacional pasible de tratamiento físico e informacional que visen a su recuperación. Los elementos abordados en esta investigación pueden ser consideraos como ejemplos para la elaboración de una política específica de tebeos o que incluya este tipo de material.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54263
Arquivos Descrição Formato
000855792.pdf (11.30Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.