Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita

.

Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
Autor Pelissaro, Regina Dioga
Orientador Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Educação de usuário
Terminologia
[es] Alfabetización informacional
[es] Biblioteca escolar
[es] Desarrollo de habilidades informacionales
[es] Evaluación de habilidades informacionales
[es] Formación de usuarios
Resumo Para atingir a competência informacional é preciso aprender uma série de habilidades de busca e uso da informação. É importante que os indivíduos comecem a desenvolver as habilidades informacionais desde cedo e as atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares têm o papel de gerar nas crianças estas competências. As avaliações das ações de educação de usuários são válidas na medida em que constatam se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. A bibliotecária americana Carol C. Kuhlthau criou uma proposta de desenvolvimento gradual das habilidades informacionais. É uma forma de orientar os bibliotecários a desenvolver as habilidades nos alunos de acordo com seus estágios de desenvolvimento, durante todo o Ensino Fundamental. Baseado na proposta de Kuhlthau, este estudo buscou analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Para atingir os objetivos, o estudo listou as atividades praticadas pela Biblioteca do colégio, verificou o conceito de biblioteca por parte dos sujeitos, relacionou as habilidades da autora com as habilidades desenvolvidas pelos sujeitos e averiguou a satisfação deles quanto aos produtos e serviços da Biblioteca. Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades de educação de usuários propostas por este estudo e, outras, no final do ano, depois de completarem a alfabetização. Ao final, o estudo considera que as atividades de educação de usuários e a parceria bibliotecário–professor, são primordiais para atingir resultados positivos. E as avaliações são essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
Resumen Para lograr la alfabetización informacional es necesario aprender una serie de habilidades de búsqueda y uso de la información. Es importante que las personas empiecen a desarrollar habilidades informacionales desde una edad temprana y los programas de formación de usuarios empleados en las bibliotecas escolares tienen el papel de generar tales habilidades en los niños. Las evaluaciones de los programas de formación de usuarios son válidas para comprobar si los niños interiorizan los conocimientos que a ellos se transmiten. La bibliotecaria estadounidense Carol C. Kuhlthau ha creado una propuesta de desarrollo gradual de las habilidades informacionales. Es una manera de guiar a los bibliotecarios en el desarrollo de las habilidades en los estudiantes según sus etapas de desarrollo, durante toda la escuela primaria. Fundándose en la propuesta de Kuhlthau, este estudio investiga la relación de las habilidades desarrolladas por los niños de primer año de la escuela primaria del Colegio Israelita de Porto Alegre/RS, con las destrezas propuestas por la autora para la Fase I, etapa 1, que corresponde a la edad de cuatro a seis años. Para lograr los objetivos del estudio se hizo una lista de las actividades llevadas a cabo por la Biblioteca de la escuela, se revisó el concepto de biblioteca por parte de los sujetos, se relacionó las habilidades propuestas por la autora con las habilidades desarrolladas por los individuos y, por fin, se examinó la satisfacción de los sujetos con los productos y servicios de la Biblioteca. Los datos fueron recogidos mediante la observación y grupo de enfoque y fueron analizados cualitativamente. Los resultados demostraron que los niños tienen la mayor parte de las destrezas propuestas por la autora y los que no están completamente desarrollados pueden evolucionar a través de las actividades propuestas por este estudio. Las demás destrezas se desarrollan al final del año, después de completar la alfabetización. Por último, el estudio encuentra que los programas de formación de usuarios y la colaboración profesor–bibliotecario, son fundamentales para lograr resultados positivos. Y las evaluaciones son primordiales, porque a través de ellas se obtienen los resultados que comprueban si los estudiantes han logrado alcanzar las destrezas practicadas en los programas de formación de usuarios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54272
Arquivos Descrição Formato
000855807.pdf (777.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.