Repositório Digital

A- A A+

O marketing dando visibilidade à biblioteca escolar : um estudo de casos

.

O marketing dando visibilidade à biblioteca escolar : um estudo de casos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O marketing dando visibilidade à biblioteca escolar : um estudo de casos
Autor Coral, Karolina da Silva
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Marketing
[es] Marketing infantil
Resumo Analisa as atividades de Marketing, voltadas ao público infantil, desenvolvidas por bibliotecas escolares de Porto Alegre. Apresenta um breve histórico da educação e da biblioteca escolar, assim como sua situação atual. Aborda conceitos relacionados ao Marketing aplicado a bibliotecas escolares. Consiste em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo são bibliotecas de escolas de Porto Alegre que atendem educação infantil e possuem bibliotecários em seus quadros. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista semiestruturada, observações e análise documental. A análise dos dados se deu à luz do referencial teórico. Constatou-se que as bibliotecas estudadas dão ênfase à questão da leitura e da literatura. Verificou-se que, diversas ações de Marketing são desenvolvidas diariamente pelas bibliotecas pesquisadas e que, no que diz respeito ao público infantil, essas atividades atingem seus objetivos. Concluiu que se manter inserida no contexto escolar é fundamental para o êxito das bibliotecas. Recomenda estudos do tipo nas escolas públicas de Porto Alegre e com faixas etárias variadas.
Resumen Analiza las actividades de Marketing, orientadas para el público infantil, desarrolladas por bibliotecas escolares de Porto Alegre. Ofrece un breve histórico de la educación y de la biblioteca escolar, discurriendo sobre su situación actual. Aborda conceptos relacionados al Marketing aplicado a las bibliotecas escolares. Incide en una pesquisa de exploración con abordaje cualitativa. Son objeto de estudio bibliotecas escolares de Porto Alegre orientadas a la educación infantil y que poseen bibliotecarios en sus equipos de trabajo. Los instrumentos utilizados para recolección de datos fueron: entrevista semi estructurada, observaciones y análisis documental. El análisis de los datos fue realizado conforme la referencia teórica elegida. Constata que las bibliotecas pesquisadas dan énfasis a cuestiones de lectura y de literatura. Verifica que fueron desarrolladas diariamente diversas acciones de Marketing por parte de las bibliotecas y que, tratándose del público infantil, dichas actividades cumplieron con su objetivo. Comprueba que mantenerse arraigada en el contexto escolar es fundamental para el éxito de las bibliotecas. Recomienda estudios similares en las escuelas públicas de Porto Alegre con alumnos de diferentes edades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54277
Arquivos Descrição Formato
000855791.pdf (267.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.