Repositório Digital

A- A A+

Gestão do conhecimento na gerência de controladoria de ativos do Banrisul Porto alegre

.

Gestão do conhecimento na gerência de controladoria de ativos do Banrisul Porto alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão do conhecimento na gerência de controladoria de ativos do Banrisul Porto alegre
Autor Kautzmann, Marcos Osvaldo
Orientador Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Fluxo de informação
Gestão do conhecimento
[en] Information flow
[en] Investment funds
[en] Knowledge management
[en] Sources of information
Resumo Este trabalho acadêmico trata-se de uma pesquisa que relaciona as fontes de informação, uso da informação e fluxo de informação com a gestão do conhecimento, em um ambiente de trabalho de uma instituição financeira, e visa estabelecer e propor melhorias nos fluxos de trabalho se utilizando das ferramentas da gestão do conhecimento e da espiral do conhecimento, juntamente com a colocação dos fluxos de informações e das fontes de informações adequadas para proporcionar uma melhor gestão do conhecimento organizacional e uma consequente melhoria dos métodos e processos das atividades de rotina da Gerência de Controladoria de Ativos, que essencialmente trabalha com a precificação e processamento dos fundos de investimentos subordinada a Unidade de Administração de Recursos de Terceiros do Banrisul. Como metodologia aplicada foi empregada o estudo exploratório de caráter qualitativo, empregado em três etapas, sendo a primeira fase a aplicação de um questionário e as duas seguintes foram realizadas se valendo da observação participante, através da construção colaborativa de fluxogramas e o posterior teste de verificação dos mesmos com a população pesquisada. Como resultado da metodologia aplicada verificou-se, que é possível sim o emprego da gestão do conhecimento como ferramenta para melhorar as rotinas dos processos das atividades, dentro de um ambiente organizacional.
Abstract This work is a research that lists the sources of information, the use of information use and flow of information to the management of knowledge in the work place of a financial institution, it aims to establish and to propose improvements in workflows using the tools of knowledge management and knowledge spiral, along with the placement of information flows and sources of appropriate information to provide better knowledge management and a consequent improvement of methods and procedures of the routine activities of the Management of Comptroller of Assets, which essentially works with the pricing and processing of investment funds subject to BANRISUL asset management. The methodology employed was a qualitative exploratory study, employed in three steps, the first a questionnaire and the next two were made with a participant observation, through the collaborative construction of flowcharts and subsequent verification test of population searched. The result of the employed methodology showed that it possible to use the knowledge management as a tool to improve the routine activities of the processes within an organizational work place.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54278
Arquivos Descrição Formato
000855800.pdf (1.282Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.