Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRebello, Jaime Parerapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Grégory Gaboardipt_BR
dc.date.accessioned2012-08-22T01:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54312pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a lógica informal e uma teoria da lógica informal, a teoria do diálogo de Douglas Walton, como propostas para estudar a persuasão efetuada pelos objetos da mídia: peças publicitárias e textos jornalísticos, por exemplo. O objetivo é mostrar que a lógica informal, e a teoria do diálogo em particular, são úteis no estudo da persuasão efetuada por tais objetos. Isto é mostrado através da apresentação das teorias. Uma motivação para propor a lógica informal e a teoria do diálogo, além da suposta utilidade das mesmas na área de Comunicação Social, é mostrar a importância que elas teriam para a discussão epistemológica sobre as teorias da área. A conclusão deste trabalho é que tanto a lógica informal, que é um conjunto de teorias que tem uma abordagem particular da argumentação, quanto uma de suas teorias (a teoria do diálogo de Walton) são úteis no estudo da persuasão efetuada pelos objetos da mídia e na elucidação dos prolemas da epistemologia da Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents informal logic and a theory of informal logic, Douglas Walton's dialog theory, as a proposal to study the persuasion effectuated by media objects: advertising pieces and journalistic texts, for example. The objective is to show that informal logic, and dialog theory in particular, are useful in the study of the persuasion effectuated by such objects. That is shown trough the presentation of the theories. A motivation to propose informl logic and dialog theory, beyond their supposed usefulness, in the field of Social Communication, is to show the importance that they would have to the epistemological discussions about the theories of the field. This works's conclusion is that informal logic, which is a set of theories that have a particular approach to argumentation, as much as one of it's theories (Walton's dialog theory) are useful in the study of the persuasion effectuated by the by the media objects and in the elucidation of the problems of Social Communication's epistemology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformal logicen
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectDialog theoryen
dc.subjectLógica informalpt_BR
dc.subjectPersuasionen
dc.subjectEpistemology of communicationen
dc.subjectTheories of communicationen
dc.titleLógica informal : uma nova proposta teórica para a Comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMartins, Ana Taispt_BR
dc.identifier.nrb000855541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples