Repositório Digital

A- A A+

A contribuição dos fóruns gaúchos pela melhoria das bibliotecas escolares realizados no triênio 2009-2011 : construção de novas aprendizagens dos acadêmicos de Biblioteconomia

.

A contribuição dos fóruns gaúchos pela melhoria das bibliotecas escolares realizados no triênio 2009-2011 : construção de novas aprendizagens dos acadêmicos de Biblioteconomia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição dos fóruns gaúchos pela melhoria das bibliotecas escolares realizados no triênio 2009-2011 : construção de novas aprendizagens dos acadêmicos de Biblioteconomia
Autor Teixeira, Carina Pahim
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares (
Leitura
[en] School libraries
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar a contribuição dos Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares para a construção de novas aprendizagens dos acadêmicos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares (FGMBE) se originaram a partir do Projeto Mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público criado no ano de 2008 pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, como forma de valorizar e dignificar as bibliotecas escolares. O presente estudo contextualiza os Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e descreve sete dos Eventos realizados mensalmente no período de 2009 a 2011: II Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Gramado - RS; 12ª Reunião do FGMBE Osório, 19ª Reunião do FGMBE Camaquã – RS, III Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, Gramado - RS, 22ª Reunião do FGMBE Taquara - RS, 24ª Reunião do FGMBE e I Encontro Binacional de Santana do Livramento e IV Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, Porto Alegre - RS. Aborda tópicos sobre a sociedade do conhecimento e a biblioteca escolar. A metodologia aplicada é um estudo de caso e os sujeitos da pesquisa são nove acadêmicos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que participaram de no mínimo três dos Eventos selecionados. O Evento contribuiu para a construção de novas aprendizagens através do encontro com as comunidades escolares, onde foi possível construir através dos relatos de experiências, uma nova visão sobre o fazer e a atuação do bibliotecário, além de possibilitar o conhecimento de novos campos de trabalho.
Abstract The objective of this work is to verify the contribution of Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares in order to construct new learnings for the librarianship academics of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. These Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares (FGMBE) were created from the “Projeto Mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público”, created in 2008 by the Conselho Federal de Biblioteconomia as a way to value and dignify the school libraries. This study contextualizes these Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares and describes seven of the events held monthly in the period of 2009 to 2011: II Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Gramado - RS; 12ª Reunião do FGMBE Osório, 19ª Reunião do FGMBE Camaquã – RS, III Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, Gramado - RS, 22ª Reunião do FGMBE Taquara - RS , 24ª Reunião do FGMBE and I Encontro Binacional de Santana do Livramento and IV Fórum Nacional pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, Porto Alegre - RS. The study covers topics on knowledge society and school libraries. The methodology applied is a case study and the research subjects were nine academics from the Librarianship course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul who participated in at least three of the selected events. This event contributed to the construction of new learnings. Through the meetings with the school communities and through reports of the experiences, it was possible to build a new vision about the acting and doing of the librarian. Beyond that, the event also enabled the knowledge of new fields of work.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54318
Arquivos Descrição Formato
000855776.pdf (2.313Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.