Repositório Digital

A- A A+

Comunicação e mobilização social : a página Vida Urgente no Facebook

.

Comunicação e mobilização social : a página Vida Urgente no Facebook

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação e mobilização social : a página Vida Urgente no Facebook
Autor Rodrigues, Christyne Marques
Orientador Pieniz, Mônica
Co-orientador Jacks, Nilda Aparecida
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Interação social
Redes sociais
Resumo O objetivo deste estudo é observar as formas de comunicação estabelecidas pelo programa Vida Urgente no espaço Facebook junto aos seus stakeholders, a fim de perceber como se desenvolve esta interação social e quais são os conteúdos compartilhados neste espaço nesta rede social específica. A finalidade desta observação foi a de tentar responder de que forma se desenvolve a comunicação voltada para a mobilização social na rede Internet, tomando-se como objeto empírico a comunicação desenvolvida pelo programa Vida Urgente, no Facebook. O corpus selecionado para esta observalção é composto de 25 posts, resultantes da coleta desenvolvida durante o mês de maio (2012) após seleção não aleatória de uma semana estruturada, representando assim o material resultante de 6 dias de coleta, tendo em vista que não foram encontradas publicações nos domingos. O corpus foi analisado quantitativamente e qualitativamente, por meio da análise documental, de conteúdo e das interações relacionais, observando-se as formas de interação entre os sujeitos (mútuas ou reativas), os tipos de conversação (emissivo, dialógico ou grupal), o tipo de conteúdo (documental, propagandístico, educacional ou de relacionamento), os seus formatos (textos, imagens ou vídeos) e as suas origens (se os conteúdos compartilhados são autorais ou não), aliados à observação participante da autora. As bases teóricas que fundamentaram esta investigação foram os refrenciais que tratam da construção da mobilização social democrática e participativa (Toro e Werneck 1996), que estudam a comunicação para a mobilização social (HENRIQUES, 2004) e que analisam as interações em rede Internet (PRIMO, 2007).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54319
Arquivos Descrição Formato
000855565.pdf (1.968Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000855565-02.pdf (3.868Mb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.