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Legitimidade na mensagem publicitária : um estudo de caso da TAM Linhas Aéreas

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Legitimidade na mensagem publicitária : um estudo de caso da TAM Linhas Aéreas

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Título Legitimidade na mensagem publicitária : um estudo de caso da TAM Linhas Aéreas
Autor Silva, Taís Medici Martins da
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comunicação empresarial
Publicidade
Responsabilidade social
[en] Advertising
[en] Corporate communications
[en] Legitimacy
[en] Social responsibility
[en] Stakeholders
Resumo Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as mensagens publicitárias e a correspondência com as práticas das organizações anunciantes, por meio da revisão da bibliografia existente a respeito do tema, bem como pelo estudo da campanha publicitária da TAM “Diálogos”, através do confronto de sua mensagem com as manifestações dos clientes e da tripulação na internet. Para atender a esses objetivos, o estudo foi dividido em 6 capítulos, que abordam respectivamente: a introdução a este trabalho, a responsabilidade social e a ética empresarial, a comunicação nas organizações, a publicidade a construção de seu discurso, bem como sua dimensão social. A seguir, é apresentada a metodologia da pesquisa e o resultado da análise do confronto entre a mensagem da campanha selecionada e a manifestação de duas categorias de stakeholders sobre as práticas da TAM. Ao final do estudo, são apresentadas as últimas considerações, nas quais fica evidente que a legitimidade na mensagem publicitária é importante para a manutenção da responsabilidade social e a sustentabilidade da empresa no mercado.
Abstract This paper aims to reflect about the message on the advertisements and their correspondence with the practices of the advertisers, by reviewing existing literature on the subject, as well as studying the advertising campaign from TAM called "Diálogos", by comparing its message with the testimony of the customers and the crew on the internet. For the achievement of these objectives, the study was divided into six chapters which deal respectively: the introduction to this work, social responsibility and business ethics, communication in organizations, advertising, the construction of its speech, as well as its social dimension. Next, it is presented the research methodology and the results of analysis of the confrontation between the campaign message and expression of two selected categories of stakeholders on the practices of TAM. At the end of the study, final observations are presented, in which it is evident that the legitimacy of the advertising message is important for the maintenance of social responsibility and sustainability on the market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54324
Arquivos Descrição Formato
000855548.pdf (503.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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