Repositório Digital

A- A A+

Jornalismo, assessoria de imprensa e o governo brasileiro : estudo sobre a obra “No Planalto com a Imprensa”

.

Jornalismo, assessoria de imprensa e o governo brasileiro : estudo sobre a obra “No Planalto com a Imprensa”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jornalismo, assessoria de imprensa e o governo brasileiro : estudo sobre a obra “No Planalto com a Imprensa”
Autor Cesar, Camila Moreira
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Assessoria de imprensa
Comunicação política
Comunicação pública
[en] Communication
[en] Journalism
[en] Media
[en] Politics
[en] Press office
[en] Public communication
Resumo A presente pesquisa consiste em um estudo sobre o funcionamento das estruturas de comunicação governamentais e as atribuições dos responsáveis pela assessoria de imprensa do presidente da República durante o período compreendido entre os governos de Juscelino Kubitschek (1956 a 1960) até o de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010). Como forma de atingir o objetivo da pesquisa, foram feitas, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica para localizar as bases teóricas que orientam as reflexões deste estudo, e uma pesquisa documental, que consiste no livro No Planalto com a Imprensa, que serviu de suporte empírico e sobre o qual foi aplicada a análise de conteúdo. A fundamentação teórica trouxe considerações acerca de relação entre comunicação e política, de modo a contribuir para uma maior compreensão sobre o assunto e orientar as análises realizadas. Os resultados deste trabalho apontam para a importância do assessor no bom relacionamento entre governo e imprensa e para a sua preocupação em prestar contas à sociedade, uma vez que a conquista da opinião pública favorável é imprescindível para a manutenção do poder.
Abstract This research is a study on the government communication structures and the tasks of those responsible for the presidential press office in the period between the governments of Juscelino Kubitschek (1956-1960) up to Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2010). The study begins with a literature review in order to locate the theoretical basis of the study, and a documentary research, that is found on the book No Planalto com a Imprensa, serving as the empirical support over which the analysis was applied. The theoretical considerations clarify the relationship between communication and politics, contributing to a better understanding of the subject and to a better guidance for the analyses. The results of this study point to the important role of the advisor in a good relationship between government and media, and to their concern with political accountability, since the achievement of a favorable public opinion is essential to maintain power.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54341
Arquivos Descrição Formato
000855709.pdf (696.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.