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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorCesar, Camila Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-22T01:39:13Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54341pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consiste em um estudo sobre o funcionamento das estruturas de comunicação governamentais e as atribuições dos responsáveis pela assessoria de imprensa do presidente da República durante o período compreendido entre os governos de Juscelino Kubitschek (1956 a 1960) até o de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010). Como forma de atingir o objetivo da pesquisa, foram feitas, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica para localizar as bases teóricas que orientam as reflexões deste estudo, e uma pesquisa documental, que consiste no livro No Planalto com a Imprensa, que serviu de suporte empírico e sobre o qual foi aplicada a análise de conteúdo. A fundamentação teórica trouxe considerações acerca de relação entre comunicação e política, de modo a contribuir para uma maior compreensão sobre o assunto e orientar as análises realizadas. Os resultados deste trabalho apontam para a importância do assessor no bom relacionamento entre governo e imprensa e para a sua preocupação em prestar contas à sociedade, uma vez que a conquista da opinião pública favorável é imprescindível para a manutenção do poder.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a study on the government communication structures and the tasks of those responsible for the presidential press office in the period between the governments of Juscelino Kubitschek (1956-1960) up to Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2010). The study begins with a literature review in order to locate the theoretical basis of the study, and a documentary research, that is found on the book No Planalto com a Imprensa, serving as the empirical support over which the analysis was applied. The theoretical considerations clarify the relationship between communication and politics, contributing to a better understanding of the subject and to a better guidance for the analyses. The results of this study point to the important role of the advisor in a good relationship between government and media, and to their concern with political accountability, since the achievement of a favorable public opinion is essential to maintain power.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPress officeen
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectMediaen
dc.titleJornalismo, assessoria de imprensa e o governo brasileiro : estudo sobre a obra “No Planalto com a Imprensa”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855709pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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