Repositório Digital

A- A A+

Do macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicos

.

Do macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicos
Autor Vaz, Cristiani Rigotti
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Ensino
Resumo No processo de ensino e aprendizagem muitos desafios são enfrentados por professores e alunos. Formular relações que sejam claras e relacionadas ao cotidiano do aluno facilita para ambos a passagem por esse processo. Para descobrir se isso é realizado pelos professores, e se os alunos estão aprendendo essas relações, foi definida a realização deste trabalho focando principalmente nos conceitos macro e micro que permeiam rotineiramente as aulas de Biologia nas escolas. Para que fosse possível esta observação, questionários foram elaborados para alunos e professores, aplicados em escolas de três esferas da educação: estadual, federal e rede privada. Os professores são todos da área de Ciências e Biologia e os alunos pertenciam ao terceiro ano do Ensino Médio, tendo sido escolhidos aleatoriamente. A partir da análise dos questionários respondidos, foi possível observar que a condição de trabalho dos professores influencia no modo de agir deles em sala de aula. Professores com melhores condições mostraram-se mais motivados. Constatou-se que a maioria dos entrevistados inicia o conteúdo pelo nível micro, com desenvolvimento posterior em direção ao macro. Porém os alunos manifestaram compreender melhor o conteúdo quando iniciado pelos conceitos de nível macro, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio recomendam que seja feito, visando que os estudantes entendam o todo e a partir dele formulem as relações até atingirem o entendimento dos conceitos micro. Pontua-se que essa abordagem seja fruto dos conhecimentos acadêmicos, uma vez que durante a graduação, existe uma opção de dar inicio aos conteúdos pelo nível micro já que existe a ideia implícita de que os alunos já estão aptos para realizar as relações entre os conteúdos. Como os livros didáticos são elaborados seguindo essa mesma configuração, os professores seguem instintivamente essa mesma metodologia em sala de aula, visto que muitos utilizam o livro didático como material de apoio exclusivo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54439
Arquivos Descrição Formato
000855858.pdf (11.61Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.