Repositório Digital

A- A A+

O processo de aprendizagem e mudança de atitudes a partir de aulas/oficinas de educação ambiental no ensino fundamental em escolas municipais de Viamão – RS

.

O processo de aprendizagem e mudança de atitudes a partir de aulas/oficinas de educação ambiental no ensino fundamental em escolas municipais de Viamão – RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de aprendizagem e mudança de atitudes a partir de aulas/oficinas de educação ambiental no ensino fundamental em escolas municipais de Viamão – RS
Autor Rolim, Rosângela Gonçalves
Orientador Guerra, Teresinha
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Educação ambiental
Mudança de comportamento
Resumo Apesar da crescente mobilização em defesa do que ainda resta dos ambientes naturais, os movimentos neste sentido parecem não dar conta do desperdício de recursos limitados e insubstituíveis, promovidos pelo atual modelo desenvolvimentista e sociedade de consumo. Mesmo com todo o avanço na mobilização pela educação ambiental, percebe-se que o comportamento sustentável ainda está longe de ser dominante. Diante deste cenário, a educação é a possibilidade mais real de reverter este panorama de futuro incerto. A escola é uma das instituições mais importantes, nesse sentido, por possibilitar o contato com questões ambientais desde a infância, por ser um ambiente que reúne grande número de pessoas da comunidade, tornando-se um dos principais locais de atuação de educadores ambientais. No intuito de saber se participantes de atividades com cunho ambiental mudam suas atitudes, foram aplicados questionários com estudantes de duas escolas municipais que participaram de oficinas de educação ambiental e também alunos da mesma escola, que não participaram, verificando se seus hábitos diferem. Observou-se pouca diferença de comportamentos entre os dois grupos de alunos citados, apesar da constatação de aprendizado teórico relativo ao tema no grupo participante. Essa constatação enfatiza a importância de se rever aspectos da educação ambiental que não somente repassem o conhecimento importante para a mudança, mas que essa transformação se concretize. A prioridade precisa ser a mudança de comportamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54450
Arquivos Descrição Formato
000855981.pdf (1.727Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.