Repositório Digital

A- A A+

Caracterização de y-PGA produzido por Bacillus subtilis BL53

.

Caracterização de y-PGA produzido por Bacillus subtilis BL53

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização de y-PGA produzido por Bacillus subtilis BL53
Autor Silva, Vanessa Zimmer da
Orientador Ayub, Marco Antônio Záchia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Ácido gama-poliglutâmico
Bacillus subtilis
Resumo O Ácido γ-Poliglutâmico (γ-PGA), alvo deste estudo, é um biopolímero produzido principalmente por espécies do gênero Bacillus, com potencial uso na indústria. O γ-PGA produzido por B. subtilis é facilmente extraído do meio de cultivo e a cepa BL53 mostrouse uma boa produtora de γ-PGA em estudos anteriores. O microrganismo foi cultivado em caldo E em duplicata até 48 horas, sendo mantido em simplificata até 96 horas. Com o objetivo de comparar o biopolímero obtido nos dois tempos de cultivo foram realizadas análises para determinação da massa molecular média, em espalhamento de luz; e para determinação de viscosidade aparente em viscosímetro. Foi obtido um biopolímero de massa molecular média de 1,5x106 g.mol-1 e 1,7x106 g.mol-1 e viscosidade aparente (em 25 g.L-1) de 48,42 mPa.s-1 e 81,88 mPa.s-1 em 48 e 96 horas respectivamente. Estes resultados ilustram o potencial uso do γ-PGA em diferentes setores da indústria, como espessante de alimentos e veículo de medicamentos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54451
Arquivos Descrição Formato
000855992.pdf (94.59Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.