Repositório Digital

A- A A+

A participação do leitor-fã na construção coletiva da informação no site Omelete

.

A participação do leitor-fã na construção coletiva da informação no site Omelete

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A participação do leitor-fã na construção coletiva da informação no site Omelete
Autor Maia, Rafael Gustavo
Orientador Storch, Laura Strelow
Co-orientador Benetti, Márcia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Blog jornalístico
Jornalismo online
Resumo Este trabalho procura identificar as maneiras pelas quais o leitor-fã do site Omelete ajuda na construção coletiva da informação a partir do compartilhamento de experiências de sua vivência como fã nos comentários das notícias no site. Para isso, partimos da definição conceitual da figura do fã, alicerçada em conceitos como identidade, consumo e o sentimento de pertencimento a um grupo social. Esse cenário se elabora a partir do que Castells denomina de “sociedade da informação”, das modificações que a internet provoca nas práticas cotidianas. A pesquisa também parte da noção do jornalismo como gênero discursivo e de sua configuração como uma prática profissional particular, que pode ser reproduzida por instâncias distintas de uma redação de jornalismo tradicionais. Não jornalistas se valem das características das notícias para revestir seus textos de certa carga de validade e autoridade que a prática jornalística conquistou ao longo de sua existência. A fundamentação teórica contempla os estudos relacionados ao consumo feitos por autores como Bauman e Canclini. Da mesma maneira, autores como Jenkins, Jones e Hall são utilizados para embasar a discussão acerca da constituição da figura do fã, em um processo de convergência de mídias no meio digital e da ativa participação do leitor no processo de comunicação. Para pontuar o deslocamento do pólo de emissão da informação, que é um dos conceitos-chave deste trabalho, trazemos para o debate os estudos de Lemos. Da mesma forma, o trabalho de Benetti representa uma importante ajuda para o entendimento do leitor como uma peça fundamental para o jornalismo como um gênero discursivo e como uma prática necessariamente intersubjetiva. A fim de identificar como a participação do leitor-fã acontece nas postagens do site Omelete, utilizamos a Análise de Conteúdo como metodologia. A partir deste método de pesquisa, e pelas análises das postagens que compuseram o corpus de pesquisa, foi possível mapear que o leitor-fã do site Omelete participa ativamente da construção coletiva da informação, muito embora o leitor que identificamos como fã seja apenas uma parte do universo de leitores que integram as interações no site Omelete. Da mesma forma, pôde-se perceber a existência de um desejo do próprio site de chamar o leitor para a discussão e para a construção coletiva da informação ao criar um espaço específico para isso – o dos comentários – com um mínimo de regras necessárias para que o usuário possa efetivamente comentar, acrescentar uma informação ou mesmo opinar sobre a notícia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54458
Arquivos Descrição Formato
000855725.pdf (671.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.