Repositório Digital

A- A A+

Imaginário, valores-notícia e redação jornalística : as imagens evocadas pelas matérias de capa de Zero Hora

.

Imaginário, valores-notícia e redação jornalística : as imagens evocadas pelas matérias de capa de Zero Hora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Imaginário, valores-notícia e redação jornalística : as imagens evocadas pelas matérias de capa de Zero Hora
Autor De Carli, Anelise Angeli
Orientador Barros, Ana Taís Martins Portanova
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Imaginário
Jornalismo
Redação jornalística
Zero Hora (Jornal)
[en] Journalism theory
[en] News values
[en] Newsworthiness
Resumo Este trabalho desenvolve estudo acerca das relações entre os valores-notícia embasadores da prática jornalística, a redação noticiosa e suas linhas de cruzamento com as estruturas da Teoria Geral do Imaginário proposta por Gilbert Durand. O objetivo é recensear as metáforas presentes silenciosamente nos valores-notícia e nos recursos estilísticos do texto jornalístico. Tomamos as noções acerca de narrativa jornalística e critérios de noticiabilidade desenvolvidas por Mauro Wolf e Nelson Traquina. A análise aprofunda um olhar mitocrítico em 15 matérias de capa do mês de novembro de 2011 do jornal Zero Hora. Encontramos diversas imagens que brotam dos artigos coletados, o que nos leva a concluir que, para agir de maneira mais responsável, o jornalista deve assumir o potencial imagético dos textos da imprensa.
Abstract This paper advances on the study about the relations between de newsworthiness values that embases the journalistic practice, the news writing and its lines of intersection with the structures from the General Theory of the Imaginary by Gilbert Durand. The aim is to do a census of the metaphors silently present on the news values and on the stylistic features of the press texts. We took the notions about journalistic narrative and newsworthiness values developed by Mauro Wolf and Nelson Traquina. This analysis deepens a mythocritical way to look at fifteen cover stories on November of 2011, published on Zero Hora newspaper. We found lots of images that comes from the collected articles, what makes us think that, in order to act in a more responsible way, jornalists need to assume the imagetic potencial of the press texts.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54466
Arquivos Descrição Formato
000855703.pdf (707.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.