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A contribuição do ensino superior ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento regional do estado no período de 1996-2007

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A contribuição do ensino superior ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento regional do estado no período de 1996-2007

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Título A contribuição do ensino superior ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento regional do estado no período de 1996-2007
Outro título The contribution of superior teaching offered by the Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul in the regional development of the state in the period of 1996 – 2007
Autor Lima, Eleuza Ferreira
Orientador Lahorgue, Maria Alice Oliveira da Cunha
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Brasil
Capital humano
Desenvolvimento regional
Economia da educação
Ensino superior
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
[en] Higher education
[en] Human capital
[en] Regional development
[en] UEMS
Resumo Este estudo teve como objetivo principal verificar a contribuição do ensino ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Desenvolvimento Regional do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1996 – 2007. Para tanto, investigou-se as possíveis mudanças no cenário econômico e social nos municípios a partir da implantação da UEMS, tomando-se como base os seguintes indicadores: evolução do Produto Interno Bruto Municipal, Produto Interno Bruto (PIB) per capita e Índice de Desenvolvimento Humano – IDH; o número de ingressantes e concluintes no Ensino Superior, evolução da qualificação do corpo docente do Ensino Médio e Fundamental, salário médio e escolaridade dos empregos formais. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo histórico-documental com uso dos seguintes procedimentos para a obtenção dos objetivos propostos: Pesquisa de referencial bibliográfico, visando subsidiar o tema em estudo, com citações de autores estudiosos do tema proposto; levantamento de dados estatísticos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), População em Idade Ativa (PIA), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os arquivos institucionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Neste estudo foi feito uso do método shift-share, para a análise das variações estrutural e diferencial. Foi aplicado questionário aos prefeitos municipais, secretários municipais e egressos da UEMS nos municípios estudados, utilizando-se o método Sphinx. De acordo com os dados levantados, conclui-se que houve aumento no PIB Municipal, PIB Per capita e no Índice de Desenvolvimento Humano. Das pessoas que atuavam na educação básica no período estudado, a maioria já possui o Ensino Superior, formação exigida para o cargo. Destaca-se aumento do número de pessoas com Ensino Superior em todas as faixas de salários estudados, o que evidencia a necessidade de busca por Ensino Superior para inclusão no mercado de trabalho atual. A participação da UEMS no que se refere ao desenvolvimento dos municípios quanto à formação de mão-de-obra fica evidente no discurso dos entrevistados – prefeitos, secretários municipais e egressos. No que se refere aos egressos, a maioria está trabalhando na área de formação e atuando nos municípios onde concluíram o Ensino Superior e dos respondentes, pouco mais de 6% está residindo fora do Estado de MS.
Abstract The main purpose of this study was to verify the contribution of the education provided by Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) in the regional development of Mato Grosso do Sul in the period of 1996-2007. It was investigated the possible changes in the social and economic scenery in those cities where UEMS was settled, considering the following aspects: evolution of Municipal Gross Domestic Product, Gross Domestic Product (PIB) per capita and Human Development Index (HDI); the number of beginners and graduates of the higher education, evolution of Elementary and Secondary schools teachers qualification, the average salary and education of the formal jobs. The adopted methodology is characterized as a documentary historic study and the following procedures were used to get the proposed purposes: bibliographic reference research supporting the theme studied with quotations from renowned authors of the subject; statistical data collected from the Brazilian Institute of Geography and Statistic (IBGE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Relação Anual de Informacões Sociais (RAIS), População em Idade Ativa (PIA), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal - IFDM; and Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) and the institutional documents of Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). The method shift-share was used to analyze the structural and differential variations. The municipal mayors and secretaries as well as the egresses of UEMS answered a questionnaire which was applied using the Sphinx method. Concerning the collected data, it was concluded that the Municipal PIB, the Per capita PIB and the Index of Human Development increased. Most of the people, who worked in the Basic Education, during the studied period, already have the higher Education, required level to their job. It was pointed out the increased number of graduated people among all studied level of wages denoting the necessity of higher education for labor market inclusion. The role performed by UEMS, in respect to the municipal development in the formation to the labor is clearly seen in the speech of the interviewers – mayors, municipal secretaries and UEMS egresses. Concerning the egresses, most of them are working in the area of formation and in the city where they graduated. Besides that, only a little more than 6% of the interviewed are living out of the Mato Grosso do Sul State.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/54512
Arquivos Descrição Formato
000856353.pdf (3.566Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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