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Feira do produtor do município de Marau-RS : espaço de comercialização e potencial econômico da agricultura familiar no âmbito local

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Feira do produtor do município de Marau-RS : espaço de comercialização e potencial econômico da agricultura familiar no âmbito local

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Título Feira do produtor do município de Marau-RS : espaço de comercialização e potencial econômico da agricultura familiar no âmbito local
Autor Roso, Kátia
Orientador Schultz, Glauco
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Comercialização
Desenvolvimento rural
Marau (RS)
Produto agrícola
[en] Fair-free
[en] Family farming
[en] Marketing of agricultural products
Resumo O objetivo do presente estudo propôs analisar a percepção dos agricultores sobre a comercialização na feira do produtor no município de Marau-Rs. O estudo justifica-se pelo fato de que por volta de 1998, com o apoio do Governo do Estado, o Poder Público Municipal e a Emater desenvolveram um trabalho de identificar estratégias produtivas com o intuito de fortalecer a pequena propriedade rural, desenvolvendo produtos diferenciados, melhorando a renda familiar, bem como na tentativa de evitar a evasão rural. Atráves de uma pesquisa qualitativa e explorátoria foram realizadas; uma entrevista semi-estuturada a 12 feirantes, 4 técnicos da Emater, e 1 representante do poder público, estes escolhidos de forma aléatória, nas datas de 10 de abril até 28 de abril de 2011. Para uma melhor enfase as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. A análise e interpretação dos resultados foi baseado no modelo de Diehl e Tatim (2004) que se apresenta por meio de seleção, codificação, classificação e representação. O procedimento técnico adotado foi um estudo de caso. Assim nota-se que a feira no município de Marau-Rs existe aproximadamente há 32 anos e oferece atualmente 142 produtos disponíveis a venda. Os produtos comercializados são produzidos na agricultura familiar, de forma colonial e sem uso de aditivos químicos e são produtos de época. Em relação ao planejamento da produção, não existem uma organização definida, é produzido o essencial para a venda, devido a muitos produtos serem perecíveis, não permite estocagem, pois perde sua qualidade e a origem de ser vendido na feira-livre. Quanto ao ambiente institucional e organizacional destacam-se principalmente a Emater, os consumidores, as associações; Asuimar, Apimar e a Hortimar e o Poder Público. Sendo assim, foi possível identificar que a feira no município ultrapasou muitos obstáculos e manteve-se a custa de muito esforço de feirantes, órgãos públicos e entidades que incentivaram e apostaram no crescimento da feira bem como o fortalecimento da propriedade rural.
Abstract The aim of this study was to analyze the perceptions of farmers on the marketing of the producer at the fair in the city of Marau-Rs. The study is justified by the fact that around 1998, with the support of the State Government, the municipal government and Emater have worked to identify productive strategies in order to strengthen small farms, developing differentiated products, improving family income, and in an attempt to prevent evasion of countryside. Through a qualitative and exploratory research was performed, a semi-estuturada 12 merchants, 4 Emater technicians, and a representative of the government, they randomly selected, the dates of April 10 until April 28, 2011. For a better emphasis the interviews were recorded and later transcribed for analysis. The analysis and interpretation of results was based on the model and Tahtim Diehl (2004) shows that by means of selection, codification, classification and representation. The technical procedure used was a case study. So note that in the fair city of Marau-Rs there about 32 years ago and currently offers 142 products available for sale. The products sold are produced on family farms in colonial form and without chemical additives and are products of the time. In relation to production planning, there is a definite organization, the key is produced for sale, because many products are perishable, does not allow storage, it loses its quality and origin to be sold in the market-place. As for the institutional and organizational environment out primarily to Emater, consumers associations; Asuimar, and Apima Hortimar and the Government. Therefore, it was possible to identify the fair in the city ultrapasou many obstacles and remained at the expense of much effort from merchants, public agencies and entities that have encouraged and backed the growth of the fair as well as the strengthening of rural property.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54580
Arquivos Descrição Formato
000855127.pdf (1.385Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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