Repositório Digital

A- A A+

O associativismo e agricultura familiar : um olhar para a associação de criadores de suínos de Camargo - RS

.

O associativismo e agricultura familiar : um olhar para a associação de criadores de suínos de Camargo - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O associativismo e agricultura familiar : um olhar para a associação de criadores de suínos de Camargo - RS
Autor Bernardi, Julcemar João
Orientador Gehlen, Ivaldo
Co-orientador Medeiros, Monique
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Associativismo
Camargo (RS)
Desenvolvimento rural
Suinocultura
[en] Associations
[en] Family farming
[en] Rural area
Resumo O presente estudo estará tratando de compreender como as ações da Associação de Criadores de Suínos de Camargo - RS contribuíram e contribuem para a construção do desenvolvimento dos agricultores familiares do município. O município possui na atividade primária (agricultura e pecuária), a principal fonte de renda. Estas atividades representam um percentual bastante significativo no cenário econômico deste município, sendo as atividades mais importantes para o desenvolvimento deste território. Destacamos que a produção vegetal (soja e milho), produção de animais como aves de corte, suínos, bovinocultura leiteira são atividades presentes no meio rural. Em Camargo, na sua grande maioria, as propriedades rurais possuem perfil familiar e sempre criaram suínos de forma independente e sem a mínima organização entre os agricultores que desenvolvem esta atividade. A organização dos agricultores em forma de associação favoreceu a redução do êxodo rural trazendo para o município certa estabilidade demográfica e favorecendo a economia do mesmo. Deve-se colocar que não existe obrigatoriedade de estar associado a alguma associação, sendo esta de livre participação. Outra característica da associação é sua organização interna, com diretoria e conselho fiscal, subordinado a uma assembléia geral, seus administradores são os próprios agricultores. Com a utilização de pesquisa de campo na forma de entrevistas com os atores sociais envolvidos, complementada por referências documentais e teóricas, verificou-se que no município onde a agricultura familiar é o principal fator econômico, estruturouse uma forma de inclusão socioeconômica positiva de famílias que antes encontravam dificuldades de competir comercialmente com seu produto, e cuja subsistência encontrava-se em risco.
Abstract Held in the town of Camargo, RS, located a region of colonization of Italian descent, this study sought to understand how the actions of Swine Breeders Association Camargo - RS contributed to the construction of rural development in the city. With the use of field research in the form of interviews with the actors involved, supplemented by documentary and theoretical references, we found that this community where family farming is the main economic factor, is a structured form of positive socio-economic inclusion families who previously found it difficult to compete commercially with their product, and whose livelihood was at risk.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54582
Arquivos Descrição Formato
000855137.pdf (183.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.