Repositório Digital

A- A A+

As parcerias na agricultura e as novas técnicas na pecuária de corte : o caso da fazenda São Jorge – Cerrito – São Francisco de Paula (RS)

.

As parcerias na agricultura e as novas técnicas na pecuária de corte : o caso da fazenda São Jorge – Cerrito – São Francisco de Paula (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As parcerias na agricultura e as novas técnicas na pecuária de corte : o caso da fazenda São Jorge – Cerrito – São Francisco de Paula (RS)
Autor Comim, Luiz Eduardo Silva
Orientador Mello, Fernanda Bastos de
Co-orientador Medeiros, Monique
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agropecuária
Desenvolvimento rural
São Francisco de Paula (RS)
Sistemas de produção
[es] Desarrollo rural
[es] Ganadería
[es] La agricultura
[es] Sistema de asociación
Resumo As inúmeras dificuldades existentes em cada setor do espaço rural levam os agricultores, pecuaristas e moradores do campo em geral, a constantemente buscar soluções dos mais variados modos. Neste estudo os pecuaristas do Cerrito, localidade do município de São Francisco de Paula – RS estão encontrando soluções à suas dificuldades técnico-produtivas, por meio de sua organização e parceria com outra classe produtora, a de agricultores, que também atravessam períodos de escassez de áreas para produzirem, algo inversamente proporcional aos pecuaristas, que dispõem de áreas e não possuem aporte financeiro para poderem cumprir as exigências da legislação ambiental em vigor. É neste cenário que se baseou o objetivo geral desta investigação: compreender como o trabalho em parceria entre diversos atores sociais vinculados à pecuária do Cerrito tem influenciado em melhorias práticas e técnicas da atividade no município de São Francisco de Paula, mais especificamente na unidade de produção agrícola Fazenda São Jorge, no Cerrito. Por meio desta pesquisa de caráter qualitativo, conseguiu-se constatar que com a realização do sistema de parceria, os principais problemas relacionados à disponibilidade de áreas destinadas ao plantio e ao aporte financeiro para produção de alimentos ao rebanho, tanto dos agricultores quanto dos pecuaristas, foram gradativamente sendo solucionado, o que acabou por alavancar uma transformação social e econômica bastante positiva a ambas as partes, promovendo uma mobilidade social visível, espelhada na melhoria de vida das partes, inclusive proporcionando um re-investimento econômico na própria propriedade. Fatos estes que enfatizam um desenvolvimento rural com bases locais que vem se evidenciando na localidade do Cerrito.
Resumen Las dificultades que existen en todos los sectores de las zonas rurales llevado a los agricultores, ganaderos y población rural en general, la búsqueda constante de soluciones para todo tipo de formas. En este estudio, los ganaderos Cerrito, una ciudad de São Francisco de Paula - RS están encontrando soluciones a sus dificultades técnicas productivas a través de su asociación con otra organización y la clase productiva, los agricultores, que también pasan por períodos de escasez de áreas para producir algo inversamente proporcional a los ganaderos, que cuentan con áreas y no tienen ningún apoyo financiero con el fin de cumplir con los requisitos de la legislación ambiental. Este es el escenario que se basa el objetivo general de esta investigación: para entender cómo la colaboración de trabajo entre los diferentes actores sociales relacionados con la ganadería Cerrito ha influido en el mejoramiento de las prácticas y técnicas de la actividad en el municipio de São Francisco de Paula, en concreto la unidad de producción Granja agrícola de San Jorge en el Cerrito. A través de este estudio cualitativo, se podía ver que con la finalización del sistema de asociación, los principales problemas relacionados con la disponibilidad de sitios para la siembra y el apoyo financiero para la producción de alimentos para el ganado, tanto a los agricultores y ganaderos, poco a poco fueron resueltos, y se convirtió en una palanca de transformación social y económica muy positiva para ambas partes, promover la movilidad social visible, reflejado en la mejora de las vidas de las partes, incluido el suministro de una economía re-inversión en la propiedad en sí. Estos hechos que hacen hincapié en el desarrollo rural con una base local que ha venido mostrando la ubicación del Cerrito.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54599
Arquivos Descrição Formato
000854277.pdf (1.107Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.