Repositório Digital

A- A A+

“Sou tropeiro” : conflitos entre identidade cultural e modelos produtivos

.

“Sou tropeiro” : conflitos entre identidade cultural e modelos produtivos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Sou tropeiro” : conflitos entre identidade cultural e modelos produtivos
Autor Cardoso, Sergio Tadeu da Silva
Orientador Monsma, Karl Martin
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Demografia
Desenvolvimento rural
Identidade cultural
Modo de produção
[es] Agricultura familiar
[es] Modernización de la agricultura
[es] Nova Petrópolis
[es] Producción lechera
Resumo A partir da década de 1960, as transformações na produção leiteira ocorreram de várias formas. Isso ocorreu pelas transformações tecnológicas e na comercialização do leite. Nesse sentido, o município de Nova Petrópolis – RS também apresentou mudanças, principalmente com a criação da Cooperativa Agropecuária Petrópolis – PIÁ, em 1967, onde a produção leiteira passa de colonial a modernizada. Procurou-se responder ao seguinte objetivo geral, analisar as transformações na produção leiteira na comunidade de Linha Araripe, município de Nova Petrópolis, RS, a partir da década de 1960, com a modernização da agricultura e a criação da Cooperativa Agropecuária Petrópolis - PIÁ. E como objetivos específicos, descrever o processo de modernização do setor leiteiro em Linha Araripe; Analisar o grau de especialização dos produtores de leite da Linha Araripe, referindo-se aos meios de produção, através de um levantamento do perfil destes produtores; Analisar quais as consequências da criação da Cooperativa Agropecuária Petrópolis - PIÁ, para os produtores de leite de Linha Araripe. Para o estudo ora apresentado foi escolhida uma comunidade do interior do município, Linha Araripe, que possui quinze produtores de leite. Para obter os resultados do estudo foram realizados levantamentos bibliográficos e entrevistas aos produtores de Linha Araripe. Foi possível verificar que a produção leiteira é fonte de renda complementar na maioria das propriedades estudadas e que, apesar do leite ser considerado renda complementar, foram identificados dois produtores que podem ser considerados especializados por possuírem um padrão tecnológico mais elevado e produzirem leite tipo B, mas o leite não é a principal renda agrícola. Seis produtores têm na atividade leiteira a principal renda agrícola, mas não produzem leite com qualidade. Com a criação da cooperativa no município na década de 1960, a pesquisa procurou verificar a influência tecnológica dessa cooperativa junto aos produtores de Linha Araripe. Apesar das melhorias na produção leiteira, a modernização trouxe pontos negativos como a exclusão de pequenos produtores que não conseguiram acompanhar as tecnologias.
Resumen A partir de la década de 1960, las transformaciones en la producción lechería ocurrían de varias formas, eso se dio por las transformaciones tecnológicas y en la comercialización de la leche. En este sentido el municipio de Nova Petrópolis – RS también presentó mudanza, principalmente con la creación de la Cooperativa Agropecuaria Petrópolis - PIÁ en 1967, donde la producción lechera pasa de colonial a modernizada. Las respuestas a los siguientes objetivos generales, para analizar los cambios en la producción de leche en la línea de Araripe comunidad, municipio de Nova Petrópolis, RS, a partir de la década de 1960, con la modernización de la agricultura y la creación de la Cooperativa Agrícola de Petrópolis - PIA. Y cómo los objetivos específicos, describir el proceso de modernización del sector lácteo en la línea de Araripe, analizar el grado de especialización de los productos lácteos línea de Araripe, en referencia a los medios de producción, a través de un estudio del perfil de estos productores, que analizan consecuencias de la creación de la Cooperativa Agrícola de Petrópolis - PIA a los productos lácteos a los agricultores de Linha Araripe.Para el estudio fue elegida una comunidad del interior del municipio, Linha Araripe que posee quince productores de leche. Para obtener los resultados del estudio fueran hechos levantamientos bibliográficos y aplicado cuestionario a los productores de Linha Araripe, eses que poseen pequeñas propiedades. Se observó que la producción lechera es fuente de renta complementar La mayoría de las propiedades estudiadas y que a pesar de la leche ser considerada renta tenemos dos productores que pueden ser considerados especializados por poseerán mayores tecnologías y producir la leche tipo B, pero la leche no es la renta agraria principal. Seis productores lácteos tienen en los ingresos agrícolas principales, pero no producen calidad de la leche. Con la creación de la cooperativa en el municipio en la década de 1960, la pesquisa procuró verificar la influencia tecnológica de esa cooperativa junto a los productores de Linha Araripe. Apesar de las mejoras en la producción de leche, la modernización trajo negativos de la exclusión de los pequeños productores que no podís mantenerse al día con la tecnología.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54604
Arquivos Descrição Formato
000855321.pdf (980.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.