Repositório Digital

A- A A+

Ações da cooperativa sul ecológica sobre a agricultura familiar da região de Pelotas-RS

.

Ações da cooperativa sul ecológica sobre a agricultura familiar da região de Pelotas-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ações da cooperativa sul ecológica sobre a agricultura familiar da região de Pelotas-RS
Autor Perufo, Tales Amaral
Orientador Mielitz Netto, Carlos Guilherme Adalberto
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Cooperativa agrícola
Desenvolvimento rural
Desenvolvimento sustentável
Pelotas (RS)
Políticas públicas
[es] Agricultura familiar
[es] El desarrollo sostenible
[es] Políticas públicas
Resumo O trabalho foca na identificação da origem e da realidade socioeconômica que envolve a agricultura familiar e sua importância para a economia regional agrícola. De cunho bibliográfico, o estudo aborda itens relevantes acerca da agricultura e das políticas públicas importantes para o trabalhador rural como a Previdência Social, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (PRONAF) e o Programa Aquisição de Alimentos (PAA). A pesquisa exibe um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, mostrando dados do IBGE, através do Censo Agropecuário de 2006, onde o Brasil conta com 84,4% estabelecimentos agrícolas oriundos de agricultura familiar, sendo 38% responsável pelo valor bruto de produção do país; que a agricultura familiar nos últimos anos passou a produzir mais, gerou mais empregos e renda; que também é a responsável por garantir a segurança alimentar da população de forma sustentável, não só socialmente e economicamente, como ambientalmente, sem agressão ao meio ambiente. Momentos importantes que marcaram a agricultura familiar, como a criação do PRONAF que favorece o agricultor, em nível nacional, a produzir e a adquirir equipamentos mais sofisticados para poder aumentar a produção; e a criação da Cooperativa Sul Ecológica de Pelotas-RS, com base social em nove municípios, objetivando expandir produtos agroecológicos altamente confiáveis no mercado consumidor, priorizando a saúde deste, mas também, com vistas no retorno econômico, importante e indispensável benefício, para as famílias dos agricultores.
Resumen El trabajo se centra en la identificación del origen y la realidad socio-económica que consiste en la agricultura familiar y su importancia para la economía agrícola regional. Naturaleza de la literatura, el estudio se centra en los temas pertinentes de la agricultura y las políticas públicas importantes para los trabajadores rurales, tales como Seguro Social, el Programa Nacional de Fortalecimiento de la Agricultura Familiar (PRONAF) y el Programa de Adquisición de Alimentos (PAA). Esto devuelve un estudio descriptivo con métodos cualitativos y cuantitativos, que muestran los datos del IBGE, a través del Censo Agropecuario 2006, donde Brasil tiene 84,4% de las explotaciones de la agricultura familiar, responsable del 38% del valor bruto de la producción país, que la granja familiar en los últimos años comenzaron a producir más, crear más empleos e ingresos, que también es responsable de garantizar la seguridad alimentaria de la población de una manera sostenible, no sólo social y económicamente y ambientalmente, sin daño para el medio ambiente . Momentos importantes que marcaron la granja de la familia como la creación de PRONAF que favorece a los agricultores a nivel nacional, para producir y adquirir equipos más sofisticados con el fin de aumentar la producción y la creación de la Cooperativa Ecológica Pelotas Sul, sobre la base de sociales nueve municipios, con el objetivo de ampliar la agro-ecológico de productos de gran fiabilidad en el mercado de consumo, dando prioridad a la salud de este, sino también con miras en el rendimiento económico, beneficio importante e indispensable para las familias de los agricultores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54606
Arquivos Descrição Formato
000854259.pdf (861.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.