Repositório Digital

A- A A+

Paralisia cerebral : novas perspectivas terapêuticas

.

Paralisia cerebral : novas perspectivas terapêuticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Paralisia cerebral : novas perspectivas terapêuticas
Autor Rotta, Newra Tellechea
Resumo Objetivo: a revisão da paralisia cerebral tem como objetivo oferecer ao pediatra informações atualizadas sobre o diagnóstico e tratamento. Fontes dos dados: foram utilizados dados de revisão bibliográfica não sistematizada e da experiência no atendimento dos pacientes da Unidade de Neurologia do Serviço de Pediatria do HCPAUFRGS. Síntese dos dados: o diagnóstico e tratamento da paralisia cerebral é multidisciplinar. Ao lado do sintoma principal motor, estão os sintomas associados que requerem igual atenção. Os exames de neuroimagem são importantes para melhor localizar a lesão, e mostrar sua extensão e características. O EEG auxilia no diagnóstico das epilepsias associadas. O tratamento principal é fisioterápico, auxiliado pelo tratamento da espasticidade, com antiespásticos orais, ou com toxina botulínica injetável. O tratamento de epilepsia secundária varia de acordo com o tipo de crise. Conclusões: o pediatra é o primeiro médico a entrar em contato com a criança com paralisia cerebral, e deve estar apto para reconhecer precocemente os desvios do desenvolvimento, orientar o manejo e, dentro das possibilidades e necessidades, encaminhar ao especialista.
Abstract Objective: to provide pediatrician with updated information about diagnoses and treatment of cerebral palsy. This articles aims at supplying pediatricians with tools that will help them diagnose and treat cerebral palsy. Sources: non-systematic review of literature combined with personal experience at the Neurology Unit of Pediatrics Service of Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Summary of the findings: the cerebral palsy diagnosis and treatment are based on multidisciplinary clinical exam, EEG, CT and MR. Conclusions: pediatricians are the first physician that see the patient with cerebral palsy. Thus, they should be able to diagnose an treat it.
Contido em Jornal de pediatria. Vol. 78, suppl. 1 (2002), p. S48-S54
Assunto Espasticidade
Neurologia pediátrica
Paralisia cerebral
[en] Cerebral palsy
[en] Neurology
[en] Pediatrics
[en] Spasticity
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/54628
Arquivos Descrição Formato
000335650.pdf (45.15Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.