Repositório Digital

A- A A+

O Pronaf mais alimentos no município de Quaraí/RS

.

O Pronaf mais alimentos no município de Quaraí/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Pronaf mais alimentos no município de Quaraí/RS
Autor Wagner, Ivanir Teresinha Siqueira
Orientador Conterato, Marcelo Antonio
Co-orientador Ramos, Ieda Cristina Alves
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Alimentação escolar
Desenvolvimento rural
Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Quaraí (RS)
[es] Agricultura familiar
[es] Desarollo rural
[es] PRONAF más alimentos
Resumo Tendo por objetivo analisar o uso que os agricultores familiares fazem dos recursos do PRONAF Mais Alimentos nas suas unidades de produção familiar no município de Quaraí /RS buscou-se verificar primeiramente como os agricultores familiares utilizam esses recursos disponibilizados, em segundo lugar analisar as dificuldades que os mesmos enfrentam em relação as suas atividades produtivas na busca do Desenvolvimento Rural da sua região e por último comparar as entradas monetárias dos agricultores familiares, antes e após acessarem o PRONAF Mais Alimentos. Este TCC busca elementos para problematizar as formas de utilização dos recursos pelos agricultores familiares na busca de condições para se reproduzirem socialmente. Para isso utilizou-se a modalidade de estudo de caso onde foram usados os dados qualitativos gerados pelas entrevistas realizadas no município de Quaraí. Nos procedimentos metodológicos da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (5) agricultores familiares e (3) instituições públicas que trabalham no acesso ao programa e dados secundários. As conclusões demonstraram que a alocação do PRONAF Mais Alimentos é de suma importância para esses agricultores, pois apesar de encontrarem algumas dificuldades no acesso ao crédito e desenvolvimento de suas atividades produtivas elas são amenizadas com e utilização dos recursos do PRONAF Mais Alimentos. O PRONAF Mais Alimentos permite uma reestruturação das propriedades com tecnologias novas, capital de giro e entradas monetárias na propriedade auxiliando no Desenvolvimento Rural da região.
Resumen Teniendo por objetivo analizar el uso que hacen los agricultores familiares de los recursos de lo “PRONAF Más s Alimentos” en sus unidades de producción familiar en el municipio de Quaraí/RS. Hemos verificado primeramente como lo agricultores utilizan eses recursos disponibles. En segunda parte, analizar las dificultades que los mismos enfrentan con relación a sus actividades productivas en busca del desarrollo rural de su región y por ultimo comparar los ingresos monetarios de los agricultores familiares antes y antes y después de acceder el “PRONAF Más Alimentos”. El TCC busca elementos para problematizar las formas de utilización de los recursos de por los agricultores familiares en busca de condiciones para que haya un desarrollo social. Para eso se utilizo la modalidad de estudios de casos donde fueron usados los datos cualitativos generados por las entrevistas realizadas en el municipio de Quaraí. En los procedimientos y métodos del estudio fueron hechas entrevistas semiestructuradas con (5) agricultores familiares y (3) instituciones publicas que trabajan en contacto con el programa y otros datos secundarios. Las conclusiones demuestran que el proyecto “PRONAF Más Alimentos” es de suma importancia para eses agricultores pues, a pesar de encontraren algunas dificultades en el acceso al crédito y al desenvolvimiento de sus actividades productivas ellas son amenizadas con la utilización de los recursos del “PRONAF Mas Alimentos”. El “PRONAF Más Alimentos” permite una reestructuración de las propiedades con tecnologías nuevas, capital de giro y ingresos monetarios auxiliando en el desarrollo rural de la región.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54672
Arquivos Descrição Formato
000855542.pdf (1.501Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.