Repositório Digital

A- A A+

A orizicultura irrigada em Itaqui – RS : história, situação atual e perspectivas

.

A orizicultura irrigada em Itaqui – RS : história, situação atual e perspectivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A orizicultura irrigada em Itaqui – RS : história, situação atual e perspectivas
Autor Trindade, Edilmar Azambuja
Orientador Miguel, Lovois de Andrade
Co-orientador Silva, Camila Vieira da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Arroz
Desenvolvimento rural
Itaqui (RS)
Orizicultura
[es] Desarrollo rural
[es] Productores de arroz
Resumo A presente pesquisa tem como tema a orizicultura irrigada no município de Itaqui-RS, apresentando sua evolução histórica, a situação atual e as perspectivas futuras do arroz enquanto produto integrante da alimentação básica do brasileiro e importante gerador de receitas para o município. A importância da área plantada e o volume da produção orizícola obtida no município são fatores que contextualizam a produção do arroz como uma das principais atividades econômicas da região, com forte impacto econômico, social e ambiental. Os objetivos caracterizam-se por apresentar a orizicultura irrigada em Itaqui–RS, abrangendo sua história, a situação atual e as perspectivas desta atividade, bem como abordar a orizicultura no cenário brasileiro e no Rio Grande do Sul e identificar a importância da orizicultura para o município de Itaqui–RS. A metodologia empregada baseou-se em dados secundários e na revisão bibliográfica, a partir do levantamento de estudos já efetuados e publicados por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. A orizicultura itaquiense contribui com a geração de renda e impostos, na criação de empregos diretos e indiretos, no meio rural e urbano, distribuídos entre lavoura (setor primário), prestadores de serviço, agroindústrias, empresas fornecedoras de equipamentos, máquinas, peças e implementos agrícolas e comércio em geral, dentre outros.
Resumen Esta investigación tiene como tema el arroz de riego en el municipio de Itaqui-RS, con su evolución histórica, situación actual y perspectivas de futuro del arroz como miembro de los productos alimenticios de primera necesidad de los brasileños y generador de ingresos importante para el municipio. La importancia de la superficie sembrada y el volumen de los productores de la producción de arroz obtenida en el condado son factores que contextualizan la producción de arroz como una de las principales actividades económicas de la región con un fuerte impacto económico, social y ambiental. Los objetivos se caracterizan por el arroz de riego presentes en Itaqui-RS, incluyendo su historia, situación actual y perspectivas de esta actividad, así como la dirección del arroz en el Brasil y Rio Grande do Sul e identificar la importancia del arroz para ciudad de Itaqui-RS. La metodología utilizada se basó en datos secundarios y revisión de la literatura, de una encuesta a los estudios ya realizados y publicados por los medios de comunicación escritos y electrónicos, tales como libros, documentos, páginas web y sitios. El itaquiense arroz contribuye a la generación de ingresos e impuestos, la creación de empleos directos e indirectos en las zonas rurales y urbanas, distribuidas en la agricultura (sector primario), los proveedores de servicios, agro-industrias, proveedores de equipos, maquinaria, piezas e implementos comercio agrícola y en general, entre otros.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54678
Arquivos Descrição Formato
000855492.pdf (518.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.