Repositório Digital

A- A A+

Os butiazais do salsal e quatepe : história, situação atual e potencialidades - Quaraí/RS

.

Os butiazais do salsal e quatepe : história, situação atual e potencialidades - Quaraí/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os butiazais do salsal e quatepe : história, situação atual e potencialidades - Quaraí/RS
Autor Bairros, Elizabete Cuty
Orientador Miguel, Lovois de Andrade
Co-orientador Fernandes, Valéria Dorneles
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Desenvolvimento sustentável
Pecuária
Quaraí (RS)
[es] Butiazal
[es] Fruto
[es] Historia
[es] Paja
Resumo O trabalho apresenta um estudo realizado nas comunidades do Salsal e Quatepe, área diferenciada das demais existentes no município de Quaraí, localizada na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com campos amplamente preenchidos com mais de cinco mil pés de butiás da espécie Yatay dividindo o espaço com gado e ovinos. Este estudo busca resgatar a história das comunidades estudadas e o conhecimento tradicional relacionado aos butiazeiros, enfocando, principalmente, a história do manejo e da utilização destes recursos (palhas e frutos). No passado, a palha do butiá era utilizada para a alimentação do gado, para a confecção de colchões e para a cobertura de galpões, e os frutos serviam de alimentação para os ovinos. Nos dias atuais, além da utilização para a cobertura de galpões e alimentação do gado na época de estiagem, a palha de butiá tem sido utilizada no artesanato, em especial, para a confecção de chapéus, bolsas e porta cuias. Os frutos são utilizados como alimento para os ovinos e a polpa empregada no preparo de sucos concentrados, licores, geleias, schimiers, bolos e pães. A amêndoa é utilizada para a produção de rapaduras e de alguns pratos salgados. Cabe destacar que a área ocupada pelo butiazal nas comunidades do Salsal e Quatepe apresenta um importante potencial para a realização de atividades de turismo rural. No entanto, constata-se a necessidade de ações em nível local que garantam a proteção e manutenção deste importante ecossistema.
Resumen El trabajo presenta un estudio realizado en las comunidades del Salsal y Quatepe, área diferenciada de las demás existentes en el municipio de Quaraí, localizada en la frontera oeste del Río Grande del Sur, con campos ampliamente rellenos con más de cinco mil plantas de butiás de la especie Yatay dividiendo el espacio con ganado y ovinos. Este estudio busca rescatar la historia de las comunidades estudiadas y el conocimiento tradicional relacionado a los butiaceros, enfocando, principalmente, la historia del manejo y de la utilización de estos recursos (pajas y frutos). En el pasado, la paja del butiá era utilizada para la alimentación del ganado, para la confección de colchones y para techos de galpones, y los frutos servían de alimento para los ovinos. En los días actuales, además de la utilización para techos de galpones y alimentación del ganado en la época del estío, la paja del butiá há sido utilizada en artesanía, en especial para la confección de sombreros, bolsos y posamates. Los frutos son utilizados como alimento para los ovinos y la pulpa empleada en la preparación de jugos concentrados, licores, jaleas, schimiers, tortas y panes. La almendra es utilizada para la producción de rapaduras y de algunos platos salados. Cabe destacar que el área ocupada por el butiazal en las comunidades del Salsal y Quatepe presenta un importante potencial para la realización de actividades de turismo rural. Entretanto, se constata la necesidad de acciones a nivel local que garantan la protección y el mantenimiento de este importante ecosistema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54679
Arquivos Descrição Formato
000855493.pdf (1.622Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.