Repositório Digital

A- A A+

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e seu desenvolvimento no município de Itaqui – RS

.

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e seu desenvolvimento no município de Itaqui – RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e seu desenvolvimento no município de Itaqui – RS
Autor Floriano Junior, Moacir Boeira
Orientador Conterato, Marcelo Antonio
Co-orientador Agne, Chaiane Leal
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Desenvolvimento local
Desenvolvimento rural
Itaqui (RS)
Políticas públicas
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
[es] PRONAF
Resumo Desde 1995 as políticas públicas voltadas à agricultura familiar estão presentes nos planos dos diferentes governos que passaram pelo Brasil. Em 1996 foi criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), tornando-se um marco das políticas públicas voltadas a esse segmento. A aplicação deste programa mostrou grande desenvolvimento a este setor, crescendo a cada ano, porém também várias críticas ao seu entorno. A partir da análise do programa pretende-se, como objetivo principal, realizar a identificação da evolução do acesso ao PRONAF no município de Itaqui, no Rio Grande do Sul, assim como também descrever o histórico do programa, a caracterização deste município e identificar os números correspondentes a contratos, finalidades, modalidades acessadas, atividades beneficiadas, destacando a evolução e limitações de acesso. Para isso adota-se da revisão bibliográfica, coleta de dados secundários e entrevistas não estruturadas. Os resultados obtidos após a análise realçam o baixo número de acessos ao programa no município nos anos agrícolas 2009/10 e 2010/11 que juntos totalizam 45 contratos, assim como a diminuição no número de contratos de 45,5% para o último ano, destacam-se também as limitações que causaram este baixo índice de desenvolvimento do PRONAF no município de Itaqui, dando ênfase às questões burocráticas exigidas aos produtores, a falta de assistência técnica fornecida pela Emater, e a falta de informação e conhecimento dos produtores sobre o programa, tornando-se assim um sério agravante para o futuro da agricultura familiar itaquiense.
Resumen Desde 1995 las políticas públicas para la agricultura familiar están presentes en los planes de los diferentes gobiernos del Brasil. En el año de 1996 fue creado el Programa Nacional de Fortalecimiento de la Agricultura Familiar (PRONAF), que se convirtió en un hito de las políticas públicas dirigidas a este segmento. La aplicación de este programa mostró gran desarollo a este sector, pero también várias críticas al mismo. Partindo del análisis del programa se pretende, como objetivo principal, realizar la identificación de la evolución del acceso al PRONAF en la ciudad de Itaqui, Rio Grande do Sul, así como también describir el histórico del programa, la caracterización de esta ciudad y identificar los números correspondientes a los contratos, finalidades, el acesso a las modalidades, atividades beneficiadas, destacando la evolución y las limitaciones del acceso. Para eso es utilizada la revisión bibliográfica, la recopilación de datos secundários y entrevistas no estructuradas. Los resultados obtidos después del análisis realzan el bajo número de accesos al programa en la ciudad en los años agrícolas 2009/10 y 2010/11 que juntos totalizan 45 contratos, así como la disminución en el número de contratos de 45,5% para el último año, se destacan también las limitaciones que ha causado este bajo índice de desarollo del PRONAF en la ciudad de Itaqui, con énfasis a las cuestiones burocráticas que se requieren a los productores, la falta de asistencia técnica fornecida por la Emater y la falta de información y conocimiento de los productores sobre el programa, se tornando así un gran agravante para el futuro de la agricultura familiar en Itaqui.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54686
Arquivos Descrição Formato
000855547.pdf (1.034Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.